Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Solução Asfertglobal para mais produção de tomate

Redação Agriterra22/09/2020
Mais produção de tomate: veja o ensaio de Kiplant All-Grip.
Imagen

Este ensaio de Kiplant All-Grip na cultura de tomate de estufa mostrou que a aplicação deste biofertilizante promoveu maior produtividade ao longo de todo o ciclo produtivo.

Verificou-se também que Kiplant All-Grip induziu maior desenvolvimento fenológico e fisiológico da planta de tomateiro, assim como potenciou uma melhor qualidade do solo.

Kiplant All-Grip é um biofertilizante composto por microrganismos solubilizadores de Fósforo, produtores de fitohormonas e enzimas extra-celulares, com ação metabolizadora da matéria orgânica dos solos.

O ensaio: resumo

Avaliação de eficácia agronómica do produto Kiplant All-Grip em tomate de estufa

O ensaio foi realizado na região de Torres Vedras, Portugal, em tomate de estufa. Para verificar os efeitos do produto foram realizadas avaliações da produção, do desenvolvimento fenológico e fisiológico, do teor de nutrientes na planta e da comunidade microbiana do solo (bactérias e fungos).

O ensaio foi realizado em 5 blocos totalmente casualizados (correspondendo a 5 linhas), cada bloco com os 4 tratamentos (4 parcelas). Cada parcela com 14 plantas enxertadas, correspondendo a 42 hastes, e a uma área de 20 m².

Foram realizadas duas aplicações do produto Kiplant All-Grip, tendo sido a primeira a 09/05/2017 e a segunda a 23/5/2017. Em cada aplicação, o produto foi diluído em água e aplicado junto ao sistema radicular.

Tratamentos e doses de aplicação:

  1. Controlo
  2. Kiplant All-Grip (dose 3L/ha dividida em 2 aplicações temporais)
  3. Kiplant All-Grip (dose 6L/ha dividida em 2 aplicações temporais)
  4. Kiplant All-Grip (dose 12L/ha dividida em 2 aplicações temporais).

Resultados

  • A avaliação do efeito dos tratamentos na produtividade de tomate foi avaliada pela realização de 6 colheitas, desde a fase inicial até à fase final do ciclo produtivo. Os resultados das 6 colheitas evidenciaram efeitos significativos da aplicação de Kiplant All-Grip à cultura, sendo que a produção de tomate com Kiplant All-Grip nas doses 3 L/ha, 6 L/ha e 12 L/ha foi significativamente superior relativamente ao controlo, com 17%, 22% e 34% de incremento, respetivamente.
  • Analisando a produção por colheita verifica-se que os efeitos positivos da aplicação de Kiplant All-Grip relativamente ao controlo verificaram-se nas diversas colheitas efetuadas, havendo portanto benefícios induzidos por Kiplant All-Grip ao longo de todo o ciclo de colheitas.
  • O efeito de Kiplant All-Grip na produção de tomate deveu-se essencialmente a um maior número de frutos.
Imagen
  • Na avaliação do desenvolvimento fenológico, nos dois primeiros tempos de amostragem, verificou-se que nos 3 tratamentos de Kiplant All-Grip (3 doses) houve maior percentagem de plantas nos estádios mais desenvolvidos relativamente ao tratamento controlo, cujas plantas estavam maioritariamente em estádios anteriores de desenvolvimento.
  • Na avaliação do desenvolvimento fisiológico das plantas, os resultados obtidos em três tempos de amostragem indicaram haver efeitos significativos da aplicação de Kiplant All-Grip, aumentando de modo geral os valores de SPAD em qualquer das doses testadas relativamente ao controlo.
Imagen
  • Na avaliação da comunidade microbiana do solo verificou-se que Kiplant All-Grip induziu efeitos, ao aumentar a abundância de microrganismos totais, bactérias totais, fungos totais e fungos micorrízicos arbusculares.
Imagen
Imagen

Conclusões

  • Este ensaio na cultura de tomate de estufa mostrou que a aplicação do produto Kiplant All-Grip promoveu maior produtividade ao longo de todo o ciclo produtivo. Este efeito foi observado nas 3 doses testadas (3 L/ha, 6 L/ha e 12 L/ha), com aumentos de produtividade de 17%, 22% e 32%, respetivamente.
  • A maior produção com Kiplant All-Grip esteve relacionada com um maior número de frutos.
  • Verificou-se também que Kiplant All-Grip induziu maior desenvolvimento fenológico e fisiológico da planta de tomateiro.
  • Kiplant All-Grip induziu efeitos na comunidade microbiana do solo ao aumentar a abundância de microrganismos totais, bactérias totais, fungos totais e fungos micorrízicos arbusculares. Estes aumentos, com particular relevo para a comunidade de fungos micorrízicos, evidenciam uma melhoria da qualidade microbiológica do solo.

Neste ensaio foi utilizado o produto:

Imagen

Kiplant All-Grip é um biofertilizante composto por microrganismos solubilizadores de fósforo, produtores de enzimas extra-celulares e de fitohormonas.

Download de Ficha Técnica.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial