Pela ProPomar
E a fruta? Será atingida pelo granizo? A ProPomar responde.
Os sistemas anti-granizo são fundamentais para os fruticultores pois protegem as plantas e a fruta, garantindo receita graças à colheita de frutos de qualidade, grandes e saudáveis.
Atualmente, estes sistemas são essenciais porque é indiscutível que o clima está a mudar, e não podemos continuar a produzir num pomar desprotegido. De facto, é cada vez mais frequente melhorarmos/protegermos pomares já instalados, principalmente em locais onde o clima se tem tornado cada vez mais violento.
Exatamente por esta razão, e devido ao aumento de eventos meteorológicos adversos, muitos produtores perguntam-se se é correto que as placas que unem a rede se abram após acumularem um certo peso de granizo, evitando sobrecarregar a estrutura.
Mas se as placas realmente abrirem quando a carga na rede exceder um determinado peso, teremos uma situação peculiar: se as placas abrirem no meio de uma tempestade de granizo, então a rede pende para cima das plantas. Devido à sua limitada largura, só cobriria parte das plantas (rede com 4m de largura, 2m a pender para cada um dos lados da linha de plantação), deixando, num sistema com 4m de altura, cerca de metade da fruta desprotegida. O resultado seria que a fruta por baixo da rede seria danificada pelo granizo!
Parece claro que o sistema tem que ser projetado para aguentar a maior carga possível e os ventos que acompanham estes eventos atmosféricos, evitando o mais possível que as placas abram simplesmente para evitar o sobrepeso na estrutura.
Se bem projetado e instalado com perfeição, e com recurso aos melhores materiais do mercado, especificamente testados e concebidos para este tipo de sistemas, a estrutura pode suportar stresses consideráveis, incluindo ventos a soprar a 100km/h e cargas de mais de 60ton/hectare.
Saiba mais aqui.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa