Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Azeitona: campanha arranca com perspetivas de produção de 100 mil toneladas de azeite

Redação Agriterra23/10/2020

A campanha da azeitona teve início esta semana. Em comunicado, a Associação de Olivicultores do Sul (Olivum) refere que “as previsões antecipam ainda um aumento do consumo de azeite 7% acima do valor previsto para a produção, traduzindo-se numa inversão da tendência dos últimos anos”.

Imagen

Para já, estima-se que a produção de 2020 chegue às 100 mil toneladas de azeite.

A associação recorda ainda que Portugal ocupa, atualmente, a 8.ª maior posição na produção mundial de azeite, com produções recorde no Alentejo que podem chegar às 18 toneladas de azeitona por hectare. O olival moderno (Alentejo e Ribatejo) é responsável por 70% da produção nacional de azeite.

Além disso, Portugal é também "o primeiro país no mundo em produção de qualidade, produzindo 95% de azeite virgem e virgem extra. Espanha e Itália ocupam o segundo lugar, com 70%”, adianta o comunicado da Olivum.

Recorde-se que a associação passou a ser a maior associação de olivicultores e lagares do país, com 40 mil hectares de exploração agrícola, 100 associados, 300 explorações e 10 novos lagares.

Pedro Lopes, presidente da Olivum, “o setor é jovem e empreendedor e desde o início tem apostado no investimento tecnológico e inovação. Hoje a sustentabilidade ambiental e a compatibilização entre agricultura e proteção da natureza são uma das prioridades da Olivum”.

O responsável conclui, dizendo que “o investimento no setor permitiu passar de 80 mil toneladas, em 2014, para 140 mil toneladas de azeite produzido, em 2019. As empresas a atuar são maioritariamente portuguesas e o setor conseguiu atrair investimento estrangeiro de países como Espanha, Inglaterra, Chile, Arábia Saudita, Suíça e Dinamarca”.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial