Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Portugal já é o segundo fornecedor da UE de frutas e legumes para Espanha

27/01/2021
Nos últimos cinco anos Espanha importou mais 95% de frutas e legumes de Portugal em valor e mais 40% em volume.
As exportações de Espanha para Portugal no mesmo período caíram 53% em volume e subiram 6% em valor...

As exportações de Espanha para Portugal no mesmo período caíram 53% em volume e subiram 6% em valor. Foto: ElasticComputeFarm, Pixabay

As importações espanholas de frutas e legumes de Portugal estão a crescer fortemente, com mais 40% em volume e mais 95% em valor nos últimos cinco anos, tornando-o o segundo maior fornecedor da UE para o mercado espanhol. As exportações de Espanha para o nosso país no mesmo período caíram 53% em volume com um aumento de 6% em valor.

As importações espanholas de frutas e legumes de Portugal em 2020, até novembro, foram de 262.228 toneladas, mais 7% do que no mesmo período de 2019, com um valor de 222 milhões de euros, mais 29%, de acordo com os últimos dados atualizados até esse mês pela Direção-Geral espanhola das Alfândegas processados pela FEPEX.

Comparando o mesmo período, de janeiro a novembro, dos últimos cinco anos, as importações espanholas cresceram 40% em volume, de 187.010 toneladas em 2016 para 262.227 toneladas em 2020, e o valor cresceu 95%, de 114 milhões de euros em 2016 para 222 milhões de euros em 2020.

Tomate, batata e laranja são as 'estrelas'

Portugal tornou-se assim o segundo fornecedor comunitário do mercado espanhol, depois da França com uma vasta gama de produtos, destacando-se nos hortícolas, o tomate e a batata e nas frutas, a laranja, mas também um grande grupo de produtos como o kiwi, a framboesa ou o abacate.

Por outro lado, a exportação de frutas e legumes espanhóis para Portugal registou uma tendência decrescente. Em 2020 e com dados até novembro, as exportações caíram 5% em volume, situando-se em 599.403 toneladas e aumentaram na mesma percentagem em valor, totalizando 440 milhões de euros, o que o torna o sexto destino do setor espanhol.

Comparando os últimos cinco anos do período analisado, de janeiro a novembro, as exportações espanholas para Portugal diminuíram 53% em volume, de 644.195 toneladas em 2016 para 599.403 toneladas em 2020. Em valor, as vendas espanholas passaram de 415 milhões de euros em 2016 para 440 milhões de euros em 2020, um aumento de 6%.

Na evolução das feiras hispano-portuguesas de frutas e legumes, segundo a FEPEX, tem-se registado um crescente interesse de Portugal no mercado espanhol, que se observa também em diferentes áreas, tais como promocionais, setoriais ou institucionais.

No campo promocional-comercial, Portugal é um dos primeiros expositores estrangeiros na FRUIT ATTRACTION, a feira internacional do setor das frutas e legumes, que irá realizar a sua próxima edição de 5 a 7 de outubro de 2021.

A nível setorial, Portugal tem sido integrado no Comité Misto Espanhol-Francês-Itálico, desde a reunião plenária de junho de 2018 e no domínio das relações ministeriais na Agricultura, realizam-se frequentemente cimeiras e reuniões bilaterais, as duas últimas em outubro e novembro de 2020, quando foi acordado criar um grupo de trabalho sobre planos estratégicos para a PAC.

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial