Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Comece a implementar a estratégia global 'Smart Industrial'

John Deere Ibérica enfrenta "transformações de grande alcance"

Ángel Pérez

27/01/2021

A John Deere Ibérica está a lançar a estratégia global da empresa 'Smart Industrial', que trará "transformações de grande alcance". Mudanças que já começaram a afetar a estrutura de gestão e que continuarão nos próximos anos com a rede de distribuição.

A empresa planeia mudar, este ano, a anunciada relocalização da Unidade Comercial e a John Deere Financial para novas instalações em Getafe (Madrid)...

A empresa planeia mudar, este ano, a anunciada relocalização da Unidade Comercial e a John Deere Financial para novas instalações em Getafe (Madrid).

A John Deere está a lançar a estratégia global conhecida como 'Smart Industrial', que envolve um novo modelo operacional com o qual a empresa está a reestruturar-se para responder mais rapidamente às necessidades dos clientes em cada um dos seus sistemas de produção.

Isto implica a implementação de mudanças importantes, que já começaram a afetar a estrutura de gestão e que continuarão nos próximos anos com a rede de distribuição. No caso da John Deere Ibérica, responsável pelos mercados espanhol e português, a figura do diretor-geral desaparecerá e uma equipa de gestão com relatórios individuais para a Alemanha assumirá o controlo.

A conceção da nova organização visa uma tomada de decisão mais rápida e uma maior proximidade entre os níveis de execução e de decisão a nível global, mantendo ao mesmo tempo o mesmo nível de qualidade de produção. Os principais nomes da Unidade de Negócios são:

  • Eduardo Martínez de Ubago: Diretor de Negócios, assumindo as funções de representação institucional e a direção do Departamento de Marketing, partilhando com Jaime Muguiro a direção da área de vendas.
  • Jaime Muguiro: Diretor Comercial de Vendas, partilhando com Eduardo Martínez a liderança da área de vendas para Espanha e Portugal.
  • Julio Redondo: Serviço Pós-Venda e Gestor de Formação, assumindo a responsabilidade por ambas as áreas.
  • Alicia García: Dealer Development Manager, assumindo a responsabilidade pelo desenvolvimento e otimização do canal de distribuição.
  • Santiago González: Controlador de Negócios.
Nova equipa de gestão da John Deere Ibérica

Nova equipa de gestão da John Deere Ibérica.

O tradicional encontro com a imprensa que a empresa organizou no início do ano - que, pela primeira vez, combinou a possibilidade de estar presente fisicamente com opção online - serviu para apresentar a nova equipa e detalhar a nova estratégia 'Smart Industrial', que se baseia em três pilares:

  • adaptar a estrutura aos sistemas de produção dos clientes, o que requer uma organização vertical;
  • oferecer soluções ao longo da vida útil de um equipamento, ou seja, poder intervir ao longo de todo o ciclo de trabalho: adaptação da estrutura aos sistemas de produção dos clientes, o que requer um tipo de organização vertical; oferecer soluções durante toda a vida útil de um equipamento, ou seja, ter a possibilidade de intervir durante todo o ciclo de trabalho, acompanhando o cliente;
  • e, no cerne de tudo isto, a plataforma tecnológica, que inclui soluções de alta tecnologia divididas em cinco camadas: hardware, software, conectividade, plataformas de gestão (centros de operações) e aplicações específicas.

“Não vamos deixar de ser uma empresa de máquinas agrícolas”, avisou Eduardo Martínez de Ubago, “mas vamos continuar a partilhar 'soluções' com outras empresas tecnológicas”. O responsável reconhece que esta nova estratégia implica uma “transformação que requer muito internamente”, porque “estamos a viver um dos momentos mais importantes dos 180 anos de história da empresa”.

Eduardo Martínez de Ubago
Eduardo Martínez de Ubago.

Martínez de Ubago explicou que a nova era 'Smart Industrial' começa com o objetivo de estar à altura da lenda que a marca representa, fazendo-o com honestidade, respondendo à palavra dada e empenhada na inovação e sustentabilidade ambiental. “Estamos a trabalhar para que a vida dê um salto em frente”, disse o executivo.

Tratores: 10% de perspetivas de crescimento em Portugal

Jaime Muguiro analisou brevemente o comportamento do mercado da maquinaria agrícola em 2020. “Foi um bom ano, dada a incerteza que surgiu na segunda metade de março, mas recuperou rapidamente”, realçou.

Como Muguiro explicou, neste segmento, a John Deere espera crescer cerca de 10% em 2021. Destacou a “boa receção” que as novas séries 6M e 8R estão a ter e destacou o facto de, atualmente, 65% dos tratores vendidos de qualquer potência incluírem sistemas de auto-guia.

As ferramentas associadas à agricultura de precisão continuam a ganhar terreno. Em apenas cinco anos, 6.230 clientes na Península Ibérica descarregaram o Centro de Operações John Deere, a plataforma de recolha, visualização, análise, gestão, arquivo e/ou partilha de informações agronómicas e de maquinaria.

Jaime Muguiro
Jaime Muguiro.
A conectividade foi novamente realçada como outro dos conceitos-chave da nova estratégia. Entre Espanha e Portugal, a marca tem mais de 5.200 máquinas ligadas e 372.000 hectares documentados (em 2019 existiam 174.000 ha). Um hectare documentado é considerado como aquele hectare registado no Centro de Operações com certas informações sobre as tarefas nele realizadas.

Segundo melhor ano de sempre para a John Deere Financial

2020 foi o segundo melhor ano na Península Ibérica para a John Deere Financial desde a abertura em 2002. Com um rácio de aprovação de propostas que se tem mantido estável desde 2018, também viveu um momento de grande preocupação em março, na sequência da pandemia. Nesses momentos, com o teletrabalho da equipa para garantir a saúde dos empregados, não hesitaram em mostrar o seu mais firme apoio aos clientes que tiveram de interromper a sua atividade habitual (obras civis, golfe, etc.), à Rede de Concessionários, a quem ofereceram “o melhor pacote” do setor, e também aos clientes que continuaram a sua atividade (essencial), com duas campanhas especiais para a aquisição de equipamento: uma que fixa a primeira prestação de pagamento em 2022; e a outra em 4 anos com 0% de juros.

Reestruturação da Rede de Concessionários

A estratégia 'Smart Industrial' centra-se também na distribuição, com o objetivo de ter “organizações muito mais eficientes, com líderes digitais empenhados na mudança e equipas profissionais”, explicou Alicia García.

A responsável salientou que a John Deere tem, na Península Ibérica, a “rede de revendedores mais sólida e profissional do mercado”, à qual fornece ferramentas, formação, desenvolvimento e apoio na conceção de processos para ser mais eficiente.

Este processo, “duro, complexo e desafiante”, começa 15 anos após o culminar de um processo semelhante que envolveu uma redução do número de concessionários de 120 para os pouco mais de 30 que têm hoje. “Hoje temos provas de que foi a melhor decisão”, disse García.

Alicia García
Alicia García.

Mas agora as motivações são diferentes, existem outras exigências do mercado e têm a experiência do processo anterior. “O objetivo é ter maiores concessões para que possam contar com os melhores profissionais, organizações mais ágeis e eficientes, e estejam melhor preparados para oferecer soluções de valor, com estruturas para atrair e reter o talento necessário para desenvolver esta estratégia”.

Alicia García indicou que “a ideia é ter todos aqueles que fazem atualmente parte da família John Deere”, deixando a porta aberta a processos de concentração, “embora o facto de se tratarem de empresas privadas, serão elas a decidir”.

Já Julio Redondo, responsável pelo serviço pós-venda, disse estar “entusiasmado com o que somos capazes de fazer”. Salientou que um concessionário John Deere deve ter pelo menos 85% das peças sobressalentes que os seus clientes possam necessitar em stock e acrescentou que, no caso de ter de as solicitar a um armazém central, 98,8% das entregas são feitas em menos de 24 horas.

De acordo com os dados da empresa resultantes de inquéritos realizados 6 meses e 3 anos após a compra da máquina, atualmente mais de 79% dos clientes estão satisfeitos com a marca. “O objetivo é atingir 82%”, acrescentou Redondo.

Adeus a Enrique Guillén

A conferência de imprensa foi encerrada por Enrique Guillén, o último Diretor Geral da John Deere Ibérica, que se tornou agora o Chefe Europeu de Sistemas de Produção. “Foi uma honra ter-me tornado Diretor-Geral como estagiário e é também uma honra passar o bastão à nova equipa de gestão”.

O seu discurso emocional foi uma sucessão de agradecimentos. “Ao cliente, a quem o devemos a nós próprios; à rede, cujo desenvolvimento e transformação pude testemunhar; à equipa que sempre trabalhou lado a lado (Vendas, Finanças e Fábrica); a todo o setor, com a Ansemat e todos os atores da cadeia, incluindo a concorrência, porque é um luxo ter uma concorrência boa e de qualidade. Somos um setor pequeno e todos temos de estar unidos. E, claro, à minha mulher e aos meus filhos, que me apoiam o tempo todo”.

Enrique Guillén abandona a John Deere Ibérica como Diretor Geral e torna-se agora Chefe Europeu de Sistemas de Produção...

Enrique Guillén abandona a John Deere Ibérica como Diretor Geral e torna-se agora Chefe Europeu de Sistemas de Produção.

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial