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Informação profissional para a agricultura portuguesa

Decréscimo de 0,4%, incluindo os chamados ATV’s e UTV’s

Mercado português de tratores novos manteve-se estável em 2020

Redação Agriterra

15/02/2021

O mercado de tratores agrícolas novos em Portugal registou um ligeiro decréscimo de 0,4% em 2020, em comparação com o ano anterior.

A New Holland liderou o ranking de marcas de tratores novos em 2020

A New Holland liderou o ranking de marcas de tratores novos em 2020.

O mercado português de tratores agrícolas novos conseguiu manter-se, com sucesso, no complicado ano de 2020 e repetir os números do ano anterior. Apenas perdeu 27 unidades, o que representa uns tímidos 0,4%, recuperando, assim, a queda acentuada registada no primeiro trimestre do ano, quando encerrou abril com mais de 16% de recuo.

“Todavia, temos de analisar com cuidado estes números, uma vez que eles compreendem todos os tratores matriculados, com homologação europeia na categoria T, e, consequentemente homologados em Portugal como Tratores Agrícolas, o que significa que estão aqui incluídos os chamados ATV’s e UTV’s que são quadriciclos com homologação na referida categoria T”, diz Fernando Garcia, Presidente da Divisão de Máquinas Agrícolas e Industriais da Associação do Comércio Automóvel De Portugal (ACAP).

Evolução nos últimos dez anos do mercado de tratores agrícolas novos em Portugal (Fonte: ACAP)

Evolução nos últimos dez anos do mercado de tratores agrícolas novos em Portugal (Fonte: ACAP).

O dirigente refere que, "descontando os segmentos dos ATV’s e UTV’s, o mercado dos Tratores Agrícolas teria, na verdade, caído 4,5% em vez de apenas 0,4%".

Evolução do mercado de tratores agrícolas novos em Portugal em 2020 (Fonte: ACAP)

Evolução do mercado de tratores agrícolas novos em Portugal em 2020 (Fonte: ACAP).

Fernando Garcia constata que “o mercado situou-se num nível relativamente elevado nos últimos dois anos, certamente impulsionado por um número elevado matrículas de ATV’s e UTV’s, sendo de destacar o crescimento de 12,2% do mercado global verificado em 2019”.

“Infelizmente”, continua, “o advento da pandemia veio condicionar o nível de investimento no setor agrícola, refletindo-se num abrandamento da procura de tratores novos”.

Matrículas de Tratores Agrícolas Novos: janeiro-dezembro / 2020
2020 (unidades) 2019 (unidades) Var. (%) % mercado 2020 % mercado 2019
New Holland 873 931 -6,23 13,49 14,33
Kubota 694 797 -12,92 10,73 12,27
Deutz-Fahr 501 501 = 7,74 7,71
Linhai 478 345 +38,55 7,39 5,31
John Deere 471 593 -20,57 7,28 9,13
Daedong/Kioti 380 334 +13,77 5,87 5,14
Solis 295 256 +15,23 4,56 3,94
CF Moto 281 229 +22,71 4,34 3,52
Same 253 278 -8,99 3,91 4,28
LS 249 250 -0,40 3,85 3,85
Lamborghini 231 246 -6,10 3,57 3,79
Hürlimann 191 225 -15,11 2,95 3,46
Landini 135 160 -15,63 2,09 2,46
Massey Ferguson 131 139 -5,76 2,02 2,14
Case IH 122 112 +8,93 1,89 1,72
Valtra 121 116 +4,31 1,87 1,79
Branson 100 106 -5,66 1,55 1,63
BRP 98 77 +27,27 1,51 1,19
Quaddy 96 70 +37,14 1,48 1,08
Iseki 86 93 -7,53 1,33 1,43
McCormick 84 63 +33,33 1,30 0,97
TYM 79 79 = 1,22 1,22
Claas 64 67 -4,48 0,99 1,03
KL 63 54 +16,67 0,97 0,83
Fendt 62 71 -12,68 0,96 1,09
Antonio Carraro 49 43 13,95 0,76 0,66
Hinomoto 42 0 0,65
Farmtrac 39 3 1200,00 0,60 0,05
Arbos 31 56 -44,64 0,48 0,86
Dong Feng 31 31 = 0,48 0,48
VST 24 1 +2300,00 0,37 0,02
Ferrari 19 18 +5,56 0,29 0,28
Corvus 18 9 +100,00 0,28 0,14
Artic Cat 16 46 -65,22 0,25 0,71
JCB 11 13 -15,38 0,17 0,20
BCS 10 15 -33,33 0,15 0,23
Goes 7 0 0,11
DF 6 2 +200,00 0,09 0,03
Agrifarm 3 5 0,05 0,08
Kukje 3 3 -66,67 0,05 0,05
Merlo 3 1 -90,00 0,05 0,02
Preet 3 0 0,05
Carraro 2 6 0,03 0,09
Goldoni 2 20 0,03 0,31
Hako 2 0 0,03
MX 2 0 0,03
AGT 1 0 0,02
CNH 1 0 0,02
CP 1 0 0,02
Fiat 1 0 0,02
LS Mtron 1 0 0,02
Mitsubishi 1 7 -85,71 0,02 0,11
Renault 1 1 0,02 0,02
Shibaura 1 0 0,02
Yanmar 1 5 -80,00 0,02 0,08
Agria 0 1 0,02
Bombardier 0 2 0,03
Captain 0 1 0,02
Detank 0 1 0,02
Lovol 0 11 0,17
Pronar 0 1 0,02
Steyr 0 2 0,03
Treemme 0 1 0,02
TOTAL 6.470 6.497 -0,42 100,00 100,00

“Para 2021 as expectativas não são muito positivas, tendo em conta o impacto da pandemia na atividade económica, tal como indiciam os números de janeiro de 2021, que mostram uma queda homóloga global de 2,8%, apesar de os ATV’s e UTV’s evidenciarem grande dinamismo, pelo que a queda do mercado de tratores agrícolas sem os referidos segmentos foi bastante mais acentuada do que a observada no mercado global”, conclui o responsável.

Reboques Agrícolas Novos: janeiro-dezembro / 2020
2020 (unidades) 2019 (unidades) Var. (%) % mercado 2020 % mercado 2019
Galucho 652 485 +34,4 32,4 19,5
Herculano 357 529 -32,5 17,7 21,3
Rates 335 350 -4,3 16,6 14,1
Joper 222 185 +20,0 11,0 7,5
Massil 116 237 -51,1 5,8 9,5
Reboal 78 346 -77,5 3,9 13,9
Rebossil 42 32 +31,3 2,1 1,3
Outeiro 35 62 -43,5 1,7 2,5
Rocha 25 21 +19,0 1,2 0,8
Costa 17 69 -75,4 0,8 2,8
Agriduarte 16 29 -44,9 0,8 1,2
Gili 14 10 +40,0 0,7 0,4
Bellón 13 8 +62,5 0,6 0,3
Agrimeca 11 3 +266,7 0,5 0,1
Premetal 8 7 +14,3 0,4 0,3
Pronar 7 0 0,3
Maquireis 6 0 0,3
Rolgranjo 6 7 -14,3 0,3 0,3
Juscafresa 5 2 +150,0 0,2 0,1
Yunque 5 2 +150,0 0,2 0,1
Agricargo 4 0 0,2
Basc. Açoreanas 4 5 -20,0 0,2 0,2
Estraga Ferro 4 3 +33,3 0,2 0,1
Toimil 4 1 +300,0 0,2
Açores 3 1 +200,0 0,1
Basreal 3 3 = 0,1 0,1
Cleris 3 4 -25,0 0,1 0,2
Santamaría 3 5 -40,0 0,1 0,2
Defranceschi 2 0 0,1
MVB 2 3 -33,3 0,1 0,1
Agroarco 1 0
Arteflavia 1 1 =
Auto Cabral 1 1 =
Bastorres 1 13 -92,3 0,5
Cámara 1 5 -80,0 0,2
Cimar 1 8 -87,5 0,3
Díaz Moreno 1 0
EMG 1 0
Fialho 1 3 -66,7 0,1
Gómez 1 0
Joskin 1 0
SPC 1 0
AMS 0 1
ARA 0 2
Beguer 0 1 0,1
Bonino 0 2
Camero 0 3 0,1
Camposur 0 19 0,1
Eurosoluz 0 1 0,8
Faresin 0 1
Hnos. García 0 2
HS 0 7 0,1
Jimeca 0 1 0,3
Met. Açoreana 0 1
NC 0 1
TOTAL 2.014 100.00 -18,9 2.483 100.00

Origem: IMT - Fonte: ACAP

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