O NUTRIMAIS - Corretivo Agrícola Orgânico produzido na Central de Valorização Orgânica da Lipor, é obtido a partir de matéria-prima criteriosamente selecionada proveniente de circuitos de recolha de orgânicos específicos dos municípios associados da Lipor: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Valongo e Vila do Conde.
As melhores referências são, sem dúvida, obtidas através dos seus utilizadores e, como tal, quisemos aferir o que pensam os nossos agricultores do NUTRIMAIS.
Tem sede em Alfândega da Fé e possui cerca de 100 ha de olival extensivo, 40 ha de amendoal tradicional e 19 ha de vinha. O regime de produção adotado para o Olival e para o Amendoal é o Modo de Produção Biológico (MPB) e a Vinha em Modo de Produção Integrada (PRODI).
“Quisemos conhecer a fábrica que produz o NUTRIMAIS e os seus produtos: encontrámos o que procurávamos, matéria orgânica feita à nossa medida: certificada para o MPB e para agricultura em regime PRODI”, afirma a empresa, acrescentando: “os resultados foram super satisfatórios, de tal forma que, na nova plantação de 45 ha de olival, adquirimos cerca de 1.100 toneladas para espalhar nos solos. Nesta plantação, o NUTRIMAIS vai ter duas funções: nutrir os solos e torná-los mais porosos para serem mais fáceis de trabalhar”.
É uma empresa de cariz familiar nascida da fusão de três famílias próximas com longo passado na produção agrícola na região de Trás-os-Montes. A área de produção ronda os 50 hectares onde produz essencialmente azeitona, castanha e amêndoa.
“Era do nosso conhecimento que a LIPOR tem uma ligação e aposta na agricultura biológica há já alguns anos”, refere a empresa. “Os resultados obtidos com a aplicação do NUTRIMAIS para agricultura biológica são satisfatórios. Notamos um aumento considerável da matéria orgânica do solo e a nível microbiológico percebemos também melhorias notáveis, que resultam no aumento da sua fertilidade”, considera.
É produtor de amêndoa na freguesia de Rio Torto, no concelho de Valpaços. Em 2015, quando iniciou a plantação, foi aconselhado pelos serviços técnicos da Agromontenegro a utilizar o NUTRIMAIS na instalação no seu amendoal, uma vez que a análise ao solo acusou teores de matéria orgânica baixos.
Aplicou NUTRIMAIS na instalação e constatou que a estrutura do solo melhorou significativamente: o NUTRIMAIS garante um armazenamento da água e também a retenção dos nutrientes. “Com a aplicação do NUTRIMAIS reduzi a aplicação de outros adubos químicos pois verifiquei que com estas aplicações regulares conseguia suprir as necessidades nutricionais das amendoeiras, reduzindo os custos na aquisição de fatores para a sua produção”, diz o produtor.
É produtor de amêndoa na Aldeia de Lilela, freguesia de Rio Torto, concelho de Valpaços. Possui cerca de 25 hectares de amendoal extensivo. Para além de produtor de amêndoa, é também um olivicultor de referência na região, tendo cerca de 112 hectares em produção, presidindo à Assembleia-Geral da Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços.
“Comecei por fazer uma aplicação do NUTRIMAIS em pequena quantidade, aconselhado pelo meu distribuidor de produtos agrícolas, a Agromontenegro. Como os resultados superaram as minhas expectativas, comecei a fazer o reforço e a aquisição do NUTRIMAIS granulado para a aplicação na minha exploração agrícola. Considero que o NUTRIMAIS é um produto com uma boa relação qualidade/preço no qual confio porque me garantiu resultados muito positivos. Sou cliente NUTRIMAIS desde 2015”, explica Luís Barroso Batista.
Produtor de castanha Judia em Carrazedo de Montenegro. Tanto o avô, como o pai trabalharam sempre em castanhas. “Hoje tenho 40 hectares de área, 4.000 castanheiros, com várias ajudas, da família, dos que trabalham comigo e do contacto com várias instituições que me têm ensinado a retirar o melhor da terra e dos castanheiros”, conta, adiantando: “com a aplicação do NUTRIMAIS noto que os castanheiros estão a ter maior rentabilidade, porque estimula e melhora as características do solo, as castanhas são melhores e quando assim é, o agricultor fica satisfeito”.
É uma exploração agrícola em Carrazeda de Ansiães, que se dedica à produção de maçã. Luís Meireles, juntamente com o seu sócio e irmão, Sérgio Meireles, produz cerca de 900 toneladas de maçã de diferentes variedades. Cerca de 25 % das maçãs produzidas são exportadas para o Brasil, Dubai, Angola, entre outros países, sendo a restante produção encaminhada para diferentes entrepostos do território nacional.
“Os nossos solos são pobres em matéria orgânica, sendo fundamental fazer aplicações regulares para poder melhorar as características físicas e químicas do solo. Uma das razões pela escolha na utilização do NUTRIMAIS nos nossos pomares é porque o consideramos um produto de qualidade e com teor em metais pesados muito baixo, requisito fundamental para podermos ter a nossa produção certificada pelo GLOBALGAP”, salienta o produtor.
É licenciado em Educação Física e produtor de azeitona, com cerca de 30 hectares de área cultivada. Os solos transmontanos são muito pobres e teve a necessidade fazer algumas correções para melhorar as suas características físicas, químicas e biológicas.
Fez a sua pesquisa de mercado e, no início, teve algumas dúvidas pois achou que o NUTRIMAIS era um produto feito à base de resíduos indiferenciados. Mas optou pela aquisição do NUTRIMAIS, para o seu olival tradicional transmontano, pela relação qualidade-/ preço do produto, pelo baixo teor em metais pesados e pelo rigor analítico (uma vez que as análises laboratoriais são feitas em laboratórios independentes e nacionais).
Agradecemos a todos os clientes que utilizam NUTRIMAIS. O vosso contributo tem sido a chave do sucesso. Prometemos estar sempre presentes dando continuidade ao nosso percurso e apresentando sempre soluções à vossa medida, nunca esquecendo os valores pelos quais nos pautamos: Rigor, Qualidade, Sustentabilidade e Inovação!
Saiba mais em: https://nutrimais.pt/ e em: https://www.lipor.pt/pt/
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa