Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Quiron: a startup especializada em 'Forestry 4.0' para ameaças florestais aposta no mercado português

Redação Agriterra18/03/2021

A Quiron é atualmente uma das únicas startups no mundo centrada nos algoritmos do setor florestal.

Imagen

Depois de um 2020 com resultados que superaram as expectativas, os empreendedores da Quiron - startup incubada em Santa Catarina, Brasil - já tem muito que comemorar em 2021.

A empresa, especializada em monitorização remota de ameaças florestais, com base em inteligência artificial e utilizando tecnologias para previsão de incêndios e fitossanidade florestal, apostou €200mil na Anjos do Brasil, organização brasileira criada para fomentar o investimento e apoiar o empreendedorismo de inovação.

“Nós recebemos o contacto deles num dia e, dois dias depois, o pitch foi apresentado a mais de 80 investidores da Anjos do Brasil. Nessa sequência, mais de 30 investidores demonstraram interesse. Passamos por comissões internas que fizeram todo o processo de verificação, de preparação de negócios, avaliando todos os parâmetros da nossa empresa, que são levados em conta na hora de procurarmos um aporte financeiro. Se não fosse a Anjos do Brasil, com certeza não conseguiríamos chegar até aqui”, refere Diogo Machado, responsável pelos novos negócios da Quiron.

Segundo Celso Sensini, investidor líder, a Quiron tem muito a crescer com esta nova entrada de capital. "Identificamos após extensa avaliação da empresa, um ótimo potencial da Quiron no setor florestal, não apenas no Brasil, mas em diversos países do mundo, como Portugal, Estados Unidos e Austrália. Este é um segmento com muitas oportunidades e estamos confiantes na capacidade de entrega dos sócios fundadores”, salienta.

Crescimento em escala

A Quiron é hoje uma das únicas startups no mundo com atuação voltada, exclusivamente, para algoritmos no setor florestal, um segmento com grande procura por inovações.
“É muito interessante essa visibilidade que podemos obter. Na verdade, somos uma das únicas startups do Brasil e do mundo que trabalha com algoritmos e deteção via satélite para florestas. Existem várias startups para o agro tradicional, com um mercado mais consolidado, mas com foco em floresta, são poucas”, realça Celso Sensini.

A tecnologia desenvolvida pela Quiron, via monitorização remota, permite mitigar perdas com ameaças florestais, como pragas, doenças e incêndios. Via algoritmos próprios e exclusivos, é possível analisar grandes extensões de terras e identificar áreas de ataque de pragas e doenças em povoamentos florestais e também identificar áreas com maior risco de ignição de incêndios florestais, com previsões semanais e com precisão acima das soluções existentes no mercado.

A empresa tem parcerias com players de todo o mundo para obter dados de satélites e nano satélites, colocando todas essas variáveis dentro dos seus modelos. Dessa forma, grandes empresas florestais, por exemplo, da fileira do sobreiro, pinho ou celulose, podem monitorizar as ameaças de uma forma totalmente remota, otimizando os recursos humanos e com tomada de decisão baseada em IA.

“Com esta escala de recursos, será possível estruturarmos melhor a nossa equipa de produção e pesquisa, o nosso setor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e expandirmos o nosso desenvolvimento de mercado para outros países”, vinca Gil Pletsch, Diretor Executivo da Quiron.

Foco de expansão em Portugal e Europa

A Quiron já se encontra a desenvolver contactos comerciais em Portugal e tem em curso diversas negociações com empresas locais.

O foco da empresa é oferecer soluções de monitorização de pragas e doenças (Diagnosis) e de previsão de risco de incêndios (Flareless).

“Temos uma proposta de valor única, demonstrada pelo enorme o interesse dos municípios e empresas florestais que contactámos nestes últimos meses. A Quiron quer utilizar Portugal como porta de entrada para outros países da Europa, como Espanha, França, Alemanha e Finlândia”, adianta Hugo Almeida representante da empresa em Portugal.

A Quiron tem também o objetivo de assinar acordos de investigação com instituições de ensino de Portugal para desenvolvimento de novos produtos.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial