Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Revista Agriterra é media partner do certame que se realiza na Plataforma Zoom

Pequenos Frutos: VI Colóquio Nacional será online

Redação Agriterra23/04/2021

VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos realiza-se nos dias 21 e 22 de maio de 2021, em formato online. Situação pandémica, salienta a organização, não permite avançar com modelo físico.

Imagen

De acordo com a organização, a produção de pequenos frutos “tem aumentado de uma forma muito acentuada em Portugal, quer pela existência de excelentes condições ambientais que algumas regiões possuem para produzir para o mercado de exportação, quer pela elevada competência da maioria dos empresários/produtores envolvidos na fileira”.

É, pois neste sentido, que nesta edição do colóquio se pretende analisar e debater áreas fundamentais para a sustentabilidade da produção intensiva de pequenos frutos que não coloquem em causa a competitividade do setor e a rentabilidade das culturas.

“Dinâmica forte” na produção, exportação e transformação

Na página do evento, os promotores realçam que “o setor dos pequenos frutos encontra-se com uma dinâmica extremamente forte ao nível da produção, exportação e transformação, sendo uma das áreas da horto-fruticultura que mais contribui para as exportações portuguesas”.

A fileira cresceu em área, em produção e valor. Em 2018, a área de pequenos frutos ultrapassou os 3 800 hectares em que o mirtilo, só por si, representava metade da área plantada (INE, 2019).

No entanto, cabe às framboesas o destaque em relação à produção, cerca de 24 mil toneladas produzidas com um valor exportado que ultrapassou os 165 milhões de euros (SIMA, 2019). No seu conjunto, o valor exportado de pequenos frutos representou mais de 200 milhões de euros.

Nesta sexta edição, o evento contará com um painel de oradores nacionais e estrangeiros de reconhecido mérito, investigadores, técnicos, produtores e outros agentes.

Evento é organizado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) em colaboração com a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN-CC).

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial