Informação profissional para a agricultura portuguesa
Ensaio Jovagro – Península de Setúbal 2021

Cenoura: Protocolo Inovabio permite produção de +25% com custo três vezes menor

Jovagro19/05/2021

A Jovagro realizou um ensaio de produção de cenoura de janeiro a maio deste ano na Península de Setúbal, com o protocolo Inovabio, com os objetivos de avaliar a sua performance com a variedade Excelso. Os resultados foram muito positivos: mais (+25%) produção, a um custo três vezes inferior e sem infeções por nemátodos.

Imagen

Objetivos do Ensaio

• Proteção contra fungos de solo e bactérias

• Proteção contra cercosporiose

• Crescimento e calibre

Protocolo Inovabio

Rasei: 5Kg/ha sementeira + 3Kg/ha

crescimento da raiz

Hydracup: 2L/ha emergência

EnerPlus: 1Kg/ha crescimento da raiz

Testemunha

Trichoderma harzianum (1.5 x 108 esporos/g): 25Kg/ha sementeira

Trichoderma harzianum (1 x 109 esporos/g): 5Kg/ha duas aplicações

Ocorreram 12 momentos de observação e recolha de dados, desde 7 de janeiro a 22 de abril. Na primeira observação notou-se um maior desenvolvimento radicular e vegetativo do campo Inovabio. A 21 e 28 de janeiro continuou-se a notar mais vigor no nosso campo, colo da planta mais forte, mais grosso. A 4 de Fevereiro notou-se que o campo Inovabio estava mais homogéneo, as plantas manifestavam um crescimento mais uniforme. A 11 de Fevereiro já era notório superior desenvolvimento da parte vegetativa.

Imagen

A partir deste momento ambos os campos progrediram consistentemente, sendo que a diferença mais notória estaria na homogeneidade do campo Inovabio.

Resultados

A colheita teve lugar a 04/05/2021 e foram colhidos três metros lineares em ambos os campos, pesados e selecionados para retirar o refugo.

Imagen

Existe uma diferença de produção de 14,5 ton/ha, existindo, portanto +25% de produção no protocolo Inovabio.

Apesar do protocolo Inovabio apresentar +25% de produção efetiva, para o produtor representou ainda uma poupança uma vez que este protocolo custa aproximadamente três vezes menos do que o protocolo concorrente.

Conclusões

Conclui-se com este ensaio, através da implementação do protocolo Inovabio foi possível obter significativamente mais (+25%) produção de cenoura da variedade Excelso, a um custo três vezes inferior.

Também se constatou que, apesar do campo onde foi executado o protocolo Inovabio ter um historial de nemátodos, não foram encontradas infeções.

Empresas ou entidades relacionadas

Jovagro – Produtos Agrícolas, S.A.

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial