Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

ADVID apresenta a ADVIDclim - projeções climáticas

15/06/2021
A ADVIDclim é uma plataforma de acesso livre que permite analisar 11 parâmeros climáticos, para três períodos temporais sob três cenários de gases de estufa.
Imagen

Esta plataforma será lançada esta quarta-feira, 16 de junho, no evento 'Agricultura 4.0 - Promoção da Sustentabilidade para o Setor Europeu do Vinho'.

“A nível de exportação, o setor do vinho representa mais de 840 milhões de euros na economia portuguesa, tendo como meta 1000 milhões de euros até 2023. As alterações climáticas podem mudar este panorama, necessitamos de antecipar cenários para enfrentarmos o quanto antes os desafios que nos estão a ser colocados”, afirma José Manuel Manso, presidente da ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense.

Para uma melhor compreensão do clima em Portugal Continental, e muito particularmente nas regiões vitivinícolas, a ADVID contou com a colaboração do prestigiado cientista americano, Gregory Jones, do Department of Environmental Studies, Southern Oregon University, considerado um dos principais especialistas mundiais em alterações climáticas na vinha, com trabalhos realizados em diversas regiões vitícolas do mundo.

Como resultado desse estudo realizado em 2013, a ADVID irá disponibilizar, com acesso livre, através da sua página web, a plataforma ADVIDclim, em formato SIG, que permite analisar 11 parâmetros climáticos resultantes das projeções para Portugal Continental para os períodos 2020, 2050 e 2080 sob os cenários de gases de estufa B2 (moderado), AB1 (médio) e A2 (elevado). A validação das projeções para 2020 está a ser processada e será divulgada logo que possível.
A informação disponibilizada é uma ferramenta essencial de apoio à tomada de decisão, não só dos empresários e técnicos vitivinícolas, mas para toda a atividade agrícola.

O evento europeu 'Agricultura 4.0 - Promoção da Sustentabilidade para o Setor Europeu do Vinho', onde será apresentada esta plataforma, é promovido pela ADVID através do CoLAB VINES&WINES, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial