A Quiron é especialista na criação de modelos preventivos baseados em dados de satélite, para mitigação de incêndios florestais através de inteligência artificial.
O Fundão decidiu agir proativamente na prevenção de incêndios florestal e, desta forma, acompanha a evolução digital, passando a usar uma solução para análise do risco e probabilidade de ignição de incêndios florestais no seu território.
Tal como muitos outros concelhos, o Fundão tem um histórico de área ardida em anos anteriores. A autarquia tem, por isso, intenção de mudar o seu foco para uma atuação mais preventiva, com o objetivo de mitigar os incêndios florestais.
A tecnológica utiliza dados de satélite para prever com até sete dias de antecedência e com elevada precisão, os locais com maior probabilidade de deflagração de incêndios. A Quiron oferece um modelo com 10 metros de resolução, que possibilita diversas ações preventivas muito localizadas.
Para Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, “no âmbito do campo de demonstração AgroTech, promovido pela autarquia, é com grande satisfação que estamos a receber cada vez mais propostas de programas piloto para testar e demonstrar no nosso território, sendo que no âmbito das florestas toda a tecnologia que possa ser preventiva de fogos florestais é muitíssimo pertinente tendo em vista os desafios estruturais da floresta na nossa região e a problemática das alterações climáticas”.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa