Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

PreVineGrape: desenvolvimento de um biofungicida para combate a doenças da videira

14/09/2021
A necessidade de soluções mais sustentáveis no combate às principais doenças na vinha esteve na origem do projeto PreVineGrape.
Imagen

Trata-se de um projeto que pretende proporcionar à indústria vitivinícola uma solução fungicida de origem natural (biofungicida) para o combate aos principais causadores de avultados prejuízos nas vinhas: míldio (Plasmopara vitícola), oídio (Erysiphe necator/ Oidium tuckery) e podridão cinzenta (Botrytis cinerea).

A investigação estará a cargo do consórcio constituído por uma equipa multidisciplinar liderada pela empresa Deifil Technology, Lda e tem como copromotores a Sogrape, João Nicolau de Almeida & Filhos, Lda., Instituto Politécnico de Bragança e A.D.V.I.D. – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense.

O projeto representa um investimento total de 945.344,91 euros realizado com apoio da união Europeia através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no montante de 610.630,11 euros.

O projeto terá a duração de 30 meses, estando prevista a sua conclusão em junho de 2023. Os trabalhos contemplam as atividades de prospeção de matrizes naturais (plantas ou partes de plantas) com efeito antifúngico, a obtenção das matrizes antifúngicas em grandes quantidades, a avaliação do potencial antifúngico das matrizes selecionadas in loco, a validação da atividade antifúngica do ingrediente desenvolvido e a promoção e divulgação ampla de resultados.

No final do projeto obter-se-á um biofungicida que permitirá a produção de vinhos com selo sustentável, baseado na eliminação de agentes químicos em práticas agrícolas.

Imagen

Utilizando a Biotecnologia ao serviço da agricultura, a Deifil é hoje uma empresa de referência na propagação de espécies vegetais de difícil reprodução. A sua atividade económica teve início em 2010, sendo a primeira empresa de Biotecnologia Vegetal em Portugal a dedicar-se à propagação in vitro de árvores de fruto em grande escala. Produz atualmente um milhão e meio de plantas por ano, tendo já estabelecido in vitro mais de uma centena de diferentes clones vegetais.

Constituída por uma equipa jovem, multidisciplinar e pró-ativa, a Investigação e Inovação são a grande aposta da Deifil, para continuar a desenvolver e disponibilizar os melhores produtos no mercado. Nos últimos anos, o núcleo de I&D&I da Deifil tem procurado desenvolver produtos inovadores, como novas plantas ou produtos à base de plantas, sendo os mais relevantes: castanheiros híbridos altamente produtivos, micropropagados, micorrizados e microenxertados; plantas enriquecidas em compostos corantes, conservantes e antioxidantes para aplicação no setor agroalimentar; tecidos vegetais para incorporação em películas de revestimento alimentar.

A Deifil adianta que tem o privilégio de ter estabelecidas parcerias de I&D com diferentes entidades de Investigação, desde Centros de Referência a empresas de diversos setores de atividade.

Destas parcerias, atualmente a nível nacional, resultam os projetos de I&D: Michesnut3, ValorNatural, Bioma e PreVineGrape e a nível Ibérico, os projetos Transfronteiriços TranscoLab e NanoEaters.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial