Informação profissional para a agricultura portuguesa

Espanha: conheça o projeto especial a biogás de apoio à pecuária da Grupel

04/10/2021
Projeto situa-se em Dumbría, Espanha, e conta atualmente com 700 bovinos.
Imagen

Pela primeira vez, a Grupel forneceu um projeto especial a biogás, indo ao encontro das tendências globais de produção de energia e da sua própria estratégia de crescimento que engloba a inclusão de mais fontes de energia para além do gasóleo.

A diversificação das soluções energéticas da Grupel baseia-se num esforço de inovação e de flexibilização dos geradores, com vista a torná-los cada vez mais versáteis, ágeis e capazes de servir inúmeras aplicações, em contextos e condições muito variados. Este processo passa, também, pela variação das fontes de energia que alimentam os grupos eletrogéneos.

“Nesse sentido, levámos a cabo o nosso primeiro projeto a biogás, que tem como objetivo prestar apoio a uma pecuária em Dumbría (Corunha, Espanha), operando em contínuo e em paralelo com a rede elétrica regular. A instalação conta, atualmente, com cerca de 700 bovinos, e espera um grande crescimento, podendo alcançar as 1 000 unidades já no próximo ano. O combustível que alimenta o grupo eletrogéneo, o biogás, é proveniente de um biodigestor com uma capacidade de 1 500 000 litros, localizado na própria pecuária”, salienta a empresa no seu site.

O projeto é composto por um gerador com cogeração de 100kW, com motor BAUDOUIN (6M11G4N0/5 – modelo a biogás), alternador GRUPEL (274GB125), e controlador DEIF (AGC 150).

Por se tratar de um sistema de cogeração e, portanto, com vista ao reaproveitamento da energia térmica, estão instalados, neste gerador, um permutador de calor, para os gases de escape, e um permutador de placas, no sistema de refrigeração do motor. Estes permutadores vão permitir aproveitar o calor (proveniente dos gases de escape e da combustão do motor) para aquecer água, que poderá vir a ser utilizada para vários fins, nomeadamente, no próprio processo de obtenção e filtração de gás no biodigestor.

O gerador dispõe, ainda, de uma rampa de gás com controlo de pressão, instalada previamente ao abastecimento do motor.

Trata-se de um projeto de elevado desempenho, robusto, insonorizado e personalizado tendo em consideração o contexto e as necessidades específicas do cliente e da aplicação.

Ao longo dos anos, a Grupel tem vindo a criar e a desenvolver soluções de qualidade para diversos tipos de aplicação, nomeadamente, para o setor agropecuário. Os equipamentos produzidos para este fim são capazes de suportar as necessidades de consumo das várias infraestruturas do setor, das mais simples às mais rigorosas, conseguindo, assim, apoiar realmente os produtores em todas as etapas da sua atividade.

“Sendo uma área cada vez mais automatizada e dependente de maquinaria, qualquer tipo de falha energética, por mais curta que seja, pode pôr em causa as condições da instalação e a viabilidade de vários processos que vão desde a alimentação ao tratamento do gado, colocando em risco a sobrevivência dos animais. Uma fonte de energia fiável é, por isso, fundamental e pode fazer a diferença”, salienta a Grupel.

Os geradores para uso contínuo são ideais para o efeito, uma vez que são direcionados especialmente para instalações muito rigorosas, mais industrializadas, onde existe maquinaria pesada e processos altamente automatizados. Estes equipamentos garantem o fornecimento de energia 24 horas por dia, evitando falhas e perdas.

No entanto, uma operação constante é mais exigente e acarreta, naturalmente, um maior consumo e mais gastos, quando comparada com o funcionamento em emergência (aquando de uma falha de rede). Por isso, uma solução de combustível como o biogás, que resulta da transformação de resíduos orgânicos para a produção de biocombustível, torna-se ideal. Este tipo de combustível é, nos dias de hoje, amplamente utilizado para geração de energia térmica e elétrica em vários contextos.

Além de garantir uma diminuição dos custos normalmente associados a outros tipos de combustível, o biogás assegura também uma maior sustentabilidade a nível ambiental.

Tudo isto, aliado à integração de um sistema de cogeração, eleva significativamente o grau de eficiência do grupo gerador, dado que o aproveitamento do calor reduz as perdas energéticas da instalação.

Conheça mais projetos Grupel, aqui.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    01/12/2025

  • Newsletter Agriterra

    27/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial