Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Agriterra e Smart Farm SFCOLAB unem esforços na promoção da inovação digital da agricultura

Redação Agriterra09/11/2021
Parceria media partner entre as duas instituições visa promover o conhecimento e soluções de nível tecnológico avançado em vários setores agrícolas do País.
Da esquerda para a direita...
Da esquerda para a direita: Samuel Pereira, Vice-Presidente do SFCOLAB, Ana Clara, Diretora da Agriterra, e Laura Rodrigues, Presidente do SFCOLAB, na assinatura da parceria media partner.

A revista Agriterra (editora INDUGLOBAL) e a associação SFCOLAB - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura estabeleceram um acordo de parceria media partner no âmbito da promoção e divulgação da agricultura nacional.

O acordo tem como objetivo estabelecer uma colaboração entre o SFCOLAB e a Agriterra, com vista a criar e estabelecer sinergias conjuntas em assuntos de interesse para o setor agrícola português, onde atuam diversas empresas, bem como a promoção de processos de inovação, eventos, formações e qualquer outro motivo de interesse setorial em que possamos trabalhar de forma conjunta.

O SFCOLAB cria soluções para os desafios das mudanças climáticas, digitalização da agricultura e desenvolvimento da economia circular adaptada às pequenas e médias unidades agrícolas.

Pretende gerar conhecimento e soluções de nível tecnológico avançado nos setores da viticultura, fruticultura e horticultura, capazes de responder às questões fundamentais da economia do território no contexto nacional e com escalabilidade internacional e pretende ser uma referência europeia em agricultura digital e sustentável nos três setores. Desenvolve ainda estratégias de produção sustentável.

"É essencial disseminar o conhecimento"

A propósito desta parceria, Laura Rodrigues, Presidente do SFCOLAB, afirma que “sendo este um Laboratório Colaborativo e um espaço muito novo, que pretende trazer para a nossa agricultura a inovação tecnológica e a agricultura de precisão, a verdade é que falamos de áreas que precisam de muita divulgação, junto dos agricultores e dos técnicos, para que as medidas possam ser adotadas com facilidade. Além disso, é essencial que a informação seja de qualidade e precisa, para que o setor possa confiar nas soluções para as poder aplicar”.

“Um dos nossos grandes objetivos passa por chegar, o mais possível, a cada um dos agricultores, num trabalho de campo muito intenso, e com muitas iniciativas. Esta parceria com a Agriterra irá, sem dúvida, reforçar e ajudar a promover, de forma eficaz, esse conhecimento ao setor”, sublinha.

Samuel Pereira, Vice-Presidente do SFCOLAB, partilha da mesma opinião no que respeita à disseminação do conhecimento. E explica porquê: "sobretudo na parte da digitalização ainda existe um certo tabu para alguns agricultores e, nesta medida, é muito importante chegarmos até eles e dar conta do que estamos a fazer, seja através de artigos técnicos, produtos novos, etc.".

Ana Clara, Diretora e jornalista da Revista Agriterra, assinala com entusiasmo esta nova parceria com o SFCOLAB, salientando a importância do trabalho que este tem desenvolvido na área da agricultura de precisão, da inovação e a forma como procura estar próximo dos agricultores.

"Dar a conhecer as soluções e tecnologias disponíveis no mercado, num tempo tão desafiante como é o que vivemos no que respeita às alterações climáticas, por exemplo, é crucial. É esse o papel da nossa revista que, em conjunto com o Laboratório, irá, seguramente, contribuir para um setor mais informado e esclarecido", acrescenta.

Acordo foi assinado no Espaço SFCOLAB, em Torres Vedras

Acordo foi assinado no Espaço SFCOLAB, em Torres Vedras.

Recorde-se que a revista Agriterra é uma publicação técnica, centrada na agricultura portuguesa, com o objetivo de manter o setor informado sobre as mais recentes inovações tecnológicas e tendências do mundo agrícola nacional. Comunica e dá destaque às empresas, profissionais, associações e entidades nacionais que atuam no setor.

A INDUGLOBAL – editora portuguesa do Grupo Interempresas - conta com sete publicações técnicas multicanal que abrangem vários segmentos e indústrias: a Agriterra, a iALIMENTAR, a Novoperfil, a EngeObras, O Instalador, a InterPlast e a InterMetal.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial