Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

MED-UÉvora debate agroecologia e práticas sustentáveis de gestão do Montado

10/12/2021

A agroecologia e o sistema de keyline aplicados ao montado serão o tema da próxima sessão do MED às 4as que se realiza no dia 15 de dezembro, das 14h00 às 15h00, presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra, na Universidade de Évora e virtualmente, por Zoom.

foto

Os oradores convidados desta sessão são Jesus Ruíz Gámez, consultor na empresa Línea Clave e Alfredo Sendim, proprietário da Herdade do Freixo do Meio, coordenador do Grupo Operacional ECOMONTADO XXI – A Agroecologia aplicada ao design do Montado novo, do qual o MED - UÉvora é parceiro.

Jesus Gámez falará sobre a implementação do sistema Keyline, uma prática desenvolvida nos anos 50 por Percival Alfred Yeomans, um engenheiro de minas australiano, com o objetivo de reabilitar solos agrícolas degradados. Esta prática combina a captação e conservação da água com técnicas de regeneração do solo.

Alfredo Sendim apresentará os constrangimentos e ensinamentos da implementação deste projeto na Herdade do Freixo do Meio.

Esta sessão, informa a organização em comunicado enviado às redações, será seguida da apresentação dos resultados da monitorização do projeto ECOMONTADO XXI por Ana Fonseca, Investigadora do MED-UÉvora, e pelo lançamento do manual do projeto por Margarida Gaspar, da APFC – Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes, parceiros do projeto.

O Grupo Operacional ECOMONTADO XXI surgiu com a necessidade de dar resposta aos problemas identificados pelos agricultores ligados à perda de matéria orgânica do solo, associada aos períodos de seca e temperaturas mais elevadas cada vez mais frequentes, tornando os solos mais propensos à erosão. A perda de fertilidade do solo, torna o sistema mais vulnerável à seca e menos capaz de suportar o estabelecimento de novas árvores. Através de conceitos de agroecologia e do sistema Keyline, o projeto ECOMONTADO XXI estudou a implementação de uma nova prática de gestão florestal para restaurar a vitalidade e produtividade do sistema do Montado.

O projeto é coordenado pela Herdade do Freixo do Meio em parceria com a Universidade de Évora, a Herdade da Machoqueira do Grou e a Associação de Produtores Florestais de Coruche e Limítrofes. O ECOMONTADO XXI é um projeto no âmbito de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.

Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial