Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Nova tecnologia minimiza impacto ambiental de resíduos no tratamento de efluentes suinícolas

16/12/2021

Freetilizer é uma nova tecnologia desenvolvida pela empresa Pipe Masters, em colaboração com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto, que permite o tratamento e valorização de efluentes de suiniculturas, dando origem a um fertilizante orgânico.

foto
“Através de uma hidrólise enzimática de resíduos e subprodutos orgânicos, o Freetilizer permite a recuperação de nutrientes. Desta forma é possível aproveitar o que atualmente é um custo e transformá-lo num proveito para as organizações, numa ótica de economia circular e de minimização do impacto ambiental de resíduos”, explica Miguel Ramos, da Pipe Masters.

“O processo desenvolvido dura apenas 24h, em comparação com, por exemplo, um processo de compostagem que demora meses, ” acrescenta.

Ana Teixeira Oliveira, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto, refere que “os estudos realizados, que incluíram a avaliação do potencial da matéria fertilizante e ensaios de fitotoxicidade e de performance com plantas modelo para avaliar a qualidade e segurança do produto desenvolvido” concluíram que o “fertilizante orgânico gerado com esta tecnologia é rico em nutrientes e apresenta um efeito promotor do crescimento das plantas”.

Para além disso, “a caraterização microbiológica do produto assegura a sua segurança de utilização para produção de alimentos e para o meio ambiente”.

Aplicada como possível tratamento e valorização de efluentes de suiniculturas, tendo sido testada em efluentes provenientes de explorações da região de Leiria, a tecnologia Freetilizer “valoriza as diferentes componentes do resíduo aquoso que após centrifugação, permite separar e obter uma fração líquida e uma fração sólida”, explica Miguel Ramos.

“A fração sólida é posteriormente processada num reator industrial pelo processo de hidrólise enzimática, o que permite a conversão da matéria orgânica da fase sólida em compostos mais bio disponíveis, obtendo-se assim um fertilizante orgânico. A fração líquida será concentrada utilizando um sistema de vácuo que permite uma secagem eficiente com baixo consumo energético originando um fertilizante orgânico líquido”, adianta.

foto
A tecnologia Freetilizer nasce da transferência de conhecimento entre a academia e a indústria, ou seja, entre a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e a Pipe Masters.
Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial