Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Explorações pecuárias: sistema de deteção de incêndio obrigatório em 2023

30/12/2021
Nova regulamentação dá prazo de um ano para as explorações se prepararem.
Imagen
Lei foi aprovada a 29 de dezembro e resulta de um projeto de lei do partido PAN, aprovado em 26 de novembro pela Assembleia da República. Deste modo, a legislação entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte ao da sua publicação, em janeiro de 2022,
Em causa, a obrigatoriedade de sistema de deteção de incêndio nas explorações pecuárias de classe 1 e de classe 2 em regime intensivo - classificação que tem em conta a espécie pecuária, sistema de exploração e capacidade do núcleo de produção - mas com um regime transitório.
Também é nova obrigação do proprietário ou detentor da exploração, quanto a condições em que os animais são criados e mantidos, que “todo“o equipamento automático ou mecânico indispensável para a saúde e o bem-estar dos animais, incluindo sistemas de deteção de incêndio, seja inspecionado, ”pelo menos, uma vez ao dia” e quaisquer anomalias detetadas imediatamente corrigidas ou, quando tal não for possível, tomadas medidas para salvaguardar a saúde e o bem-estar dos animais.

No que respeita a coimas, e em caso de incumprimento, as multas variam entre 250 euros e 3.740 euros, se o agente for pessoa singular, ou entre 2.000 euros e 44.890 euros se o agente for pessoa coletiva.

REVISTAS

Cultivo Pera y Manzana

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    13/10/2025

  • Newsletter Agriterra

    06/10/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial