Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos contesta cortes no bloco de rega de Moura

20/01/2022
Imagen
Contestação resulta da intenção da EDIA em reduzir para cerca de 7.000 hectares a área de implantação do bloco em questão.
A notícia de que a EDIA tenciona reduzir, para 7.000 hectares a área de implementação do bloco de rega de Moura não caiu bem junto da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos. A justificativa apresentada pela EDIA foi a de que a subida de custos associados à construção civil não permitirá a construção da área inicialmente prevista de 10.000 hectares.

Decisão que levou a que a Cooperativa emitisse, de imediato, o seu total desacordo. Em causa o fato de a área (inicialmente) prevista “abranger em toda a extensão sobretudo pequenas explorações, que constituem tecido essencial no contexto socioeconómico e produtivo da região”.

A Cooperativa vai mais longe e diz que o problema decorre dos “sucessivos atrasos que a obra em questão sofreu” e que se traduziram numa “desatualização dos orçamentos considerados”. Situação que leva a Cooperativa a questionar se no futuro novas subidas dos custos referidos resultarão em novos cortes nas áreas previstas.

A situação é ainda mais preocupante se tivermos em conta que, como refere a Cooperativa, a agricultura, e em particular a olivicultura, constitui a principal atividade socioeconómica do concelho e que a construção do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva resultou em numerosas expropriações e impactou significativamente o território do Concelho de Moura.

Por tudo isto a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos apela à EDIA, o Ministério da Agricultura e o Ministério das Finanças a “considerar os argumentos expostos, e a procurar uma solução justa para os agricultores da região, lembrando que este projeto é essencial para a sustentabilidade do território e consequente inversão da tendência de desertificação através da fixação de população”.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial