Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Afídeos: o que são e que tipos existem?

Equipa Syngenta Portugal09/03/2022
Os afídeos são a principal praga na maioria das culturas fruteiras, causam deformações nas folhas, caules e frutos, debilitam a planta, mancham os frutos e, em alguns casos, destroem os gomos foliares e florais.
Os afídeos são uma das pragas que tem um maior número de inimigos naturais: parasitóides e predadores, tais como joaninhas, bicha-cadela, crisopas, sirfídeos e cecidomídeos, entre outros.
Partes mais importantes de um afídeo áptero (sem asas)
Partes mais importantes de um afídeo áptero (sem asas).
Os prejuízos gerados pelos afídeos podem ser classificados em diretos e indiretos: diretamente, a atividade de alimentação dos afídeos debilita os gomos, deforma as folhas, reduzindo a capacidade fotossintética e o crescimento da planta. Embora ocorram na fase inicial do ciclo vegetativo das fruteiras, estes prejuízos comprometem a produção final da cultura.

Os prejuízos indiretos resultam do facto de os afídeos serem vetores de vírus, como por exemplo, o vírus da sharka, doença que afeta as culturas prunóideas, nomeadamente, pessegueiros, nectarinas, damasqueiros e ameixeiras.

Há dois tipos de afídeos, consoante a planta hospedeira e a forma de reprodução:

Consoante a planta hospedeira os afídeos podem ser:

  • Monoicos: os afídeos que completam o seu ciclo num único hospedeiro ou espécie de árvore.
  • Heteroicos: os afídeos que alternam de hospedeiros, de um primário para um secundário de espécie diferente, onde vivem todo o ano, reproduzindo-se por partenogénese (quando a fêmea se reproduz sem prévia fecundação).

Consoante a sua forma de reprodução os afídeos podem ser:

  • Vivíparos: aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno.
  • Ovíparos: são os afídeos que põem ovos. Passam o Inverno na forma de ovo, gerado por fêmeas sexuadas. São as designadas espécies holociclicas.

Consoante o tipo de ciclo os afídeos podem ser:

  • Holociclicos: os que alternam gerações sexuadas e partenogénicas.
  • Anolociclicos: os que apenas apresentam individuos partenogénicos.
Ciclo esquemático de um afídeo Holociclico e dióico
Ciclo esquemático de um afídeo Holociclico e dióico.

Afídeos em fruteiras- quais são as principais espécies?

Os afídeos são a principal praga das culturas fruteiras, causam deformações nas folhas, caules e frutos, debilitam a planta, mancham os frutos e, em alguns casos, destroem os gomos foliares e florais.

Podemos considerar quatro espécies de afídeos predominantes em fruteiras: Myzus persicae, Dysaphis plantagina, Myzus cerasi e Aphis pomi.

Myzus persicae (Sulzer)

Imagen

É o afídeo mais comum no pessegueiro, a planta preferida desta espécie, mas também pode atacar outras fruteiras como damasqueiro, ameixeira, amendoeira ou cerejeira. Também se encontra em plantas herbáceas, preferencialmente nas solanáceas.

São conhecidas mais de 40 espécies vegetais hospedeiras deste inseto. Reproduz-se de forma assexuada durante todo o ano, caso tenha um hospedeiro ativo, mas no outono-inverno produz uma geração sexuada que põe ovos, que passam o Inverno protegidos nos gomos do pessegueiro.

Myzus persicae tem corpo de cor verde-amarelada, com manchas longitudinais escuras, embora por vezes surjam colorações de tons vermelhos ou rosa. Tem antenas compridas, claras na base e gradualmente mais escuras em direção ao ápice. Este afídeo infesta a página inferior das folhas, produzindo o endurecimento do limbo, as picadas da sua alimentação causam deformação das folhas, lançamentos e flores. As folhas podem tornar-se amarelas ou, por vezes, rosadas. Os lançamentos não se desenvolvem corretamente.

Este afídeo é um dos grandes transmissores de vírus, eventualmente o maior, sendo-lhe atribuída a responsabilidade por ser o vetor de mais de 100 viroses, muitas das quais persistentes. Caraterização:

  • Sifúnculos compridos e convergentes com ápice escuro.
  • Sifúnculos e cauda de cor verde-claro.

Disaphys plantaginea (Passerini)

Imagen

Conhecido como piolho cinzento da macieira, Disaphys plantaginea é uma praga específica da macieira. Apresenta seis a nove gerações, cujo hospedeiro primário é a macieira, produzindo uma geração alada que migrará para o seu hospedeiro de Verão, a planta Plantago ssp (tanchagem). Especialmente Plantago lanceolata (língua-de-ovelha) ou Plantago major (tanchagem maior).

As fêmeas adultas vivíparas (não aladas) do piolho cinzento medem 2,1 a 2,6 mm de comprimento e são de cor rosa a cinzento-azulado escuro com uma capa branca de cera pulverulenta. Os sifúnculos são negros e cónicos e a cauda é escura, curta e triangular. As antenas dos ápteros têm no mínimo o comprimento da distância entre a frente e a base dos sifúnculos. Os sifúnculos do Disaphys plantaginea são bastante compridos em comparação com os de outras espécies de Disaphys. O corpo do Disaphys plantaginea áptero mede 2,1 a 2,6 mm. Este afídeo provoca deformações das folhas, lançamentos e frutos. Os frutos ficam pequenos e com forte aderência aos ramos, perdendo o seu valor comercial. Além disso, a melada produzida por este afídeo provoca o desenvolvimento de fumagina que suja os frutos e atrai formigas.

Caraterização:

  • Sifúnculos escuros, medindo três a quatro vezes mais do que a cauda.
  • As antenas chegam à base dos sifúnculos.

Aphis pomi (DeGeer)

Imagen

O Aphis pomi áptero é verde-claro brilhante ou verde-amarelado e não tem a carapaça coberta de cera em pó. O dorso abdominal é pálido e geralmente completamente membranoso, raras vezes surge um pequeno esclerito ou uma barra curta na coluna do tergo 5. Os dois últimos segmentos rostrais unidos têm mais de 120 μm de comprimento e os estiletes marginais encontram-se nos tergos abdominais 2- 4 (os dois últimos caracteres distinguem o Aphis pomi do afídeo Aphis spiraecola, que é muito semelhante). Os sifúnculos e a cauda são negros.

A cauda tem 10 a 19 pelos (raramente menos de 13). O corpo de um áptero adulto mede 1,2 a 2,2 mm. O piolho verde da macieira não hospeda alternativas. Alimenta-se em densas colónias dos gomos jovens e da página inferior das folhas da macieira (espécie Malus) e de plantas afins como a pera (Pyrus), o espinheiro branco (Crataegus), Sorbus e Cotoneaster, causando alguns danos nas folhas, mas sem grandes prejuízos para a produção dos frutos. As colónias de pulgões em geral atraem formigas. As formas sexuadas ocorrem no outono e, após o seu aparecimento as fêmeas põem por vezes grandes massas de ovos nos ramos. Encontra-se em geral por toda a Europa, norte de África, Ásia até ao este (Índia e Paquistão) e América do Norte.

Caraterização:

  • Com cauda e sifúnculos pretos.
  • Patas e antenas pálidas com extremidades negras.
  • Corpo de cor verde ou verde-amarelado com cabeça escura.

Myzus cerasi (Fabricius)

Imagen

É um afídeo pequeno a médio, de cor castanho-escuro a negro, brilhante, com o dorso esclerotizado. As patas e as antenas são amareladas e negras e a cauda é castanha. Os sifúnculos são cilíndricos e negros com a parte distal ligeiramente curvada para fora. O comprimento corporal do Myzus cerasi áptero é de 1.8 a 2.6 mm. Conhecido como pulgão negro da cerejeira, tem esta espécie fruteira (Prunus cerasus, Prunus avium) como o seu principal hospedeiro, mas durante o verão pode migrar para hospedeiros secundários das famílias Rubiaceae (Asperula, Galium), Orobanchaceae (Eufrasia, Rhinanthus), Plantaginaceae (Verónica) etc. No entanto, podemos encontrar colónias deste afídeo que permanecem nas plantas hospedeiras secundárias durante todo o ano, reproduzindo-se de forma sexuada e hibernando na forma de ovo; por vezes é-lhe atribuído o estatuto de subespécie, Myzus cerasi veronicae. As formas de Prunus cerasus e Prunus avium também se consideram, por vezes, como diferentes subespécies ou inclusive espécies. A migração de retorno ocorre em setembro-outubro. É um afídeo muito comum em cerejeira e ginjeira. Coloniza a página inferior das folhas, as suas picadas produzem enrolamento e distorção das folhas e dos lançamentos jovens; melada, queimaduras e dessecação das folhas.

Imagen

Como podemos controlar os afídeos em fruteiras?

Afinto – a nova solução da Syngenta para controlo de afídeos em aplicações precoces

  • Sustentável – Respeita a fauna auxiliar, é ideal para produção integrada.
  • Único – Modo de ação diferente e sem resistências conhecidas.
  • Eficaz – Controla mais de 40 espécies de afídeos.
  • Rápido – Elevado efeito de choque e com proteção duradoura.
Imagen

Afinto, o novo aficida da Syngenta é respeitosamente eficaz no controlo de afídeos em culturas fruteiras, hortícolas, culturas extensivas e ornamentais. Respeita totalmente a fauna auxiliar, sendo, por isso, uma ferramenta indispensável em programas de proteção integrada de pragas.

Afinto é uma solução para controlo de afídeos, tem atividade sistémica e é seguro para os insetos auxiliares. O seu modo de ação único garante excelente eficácia, graças à proteção rápida e duradoura, com total segurança. Uma nova ferramenta que torna o catálogo da Syngenta ainda mais completo.

Afinto® substitui soluções antigas, com um perfil toxicológico mais favorável. Além disso, tem elevada eficácia a muito baixa dose (g ma/ha), reduzindo assim a quantidade de produto a utilizar.
foto

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial