Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Cortiça: parcela regada em contraste com parcela tradicional

03/03/2022
As amostras de cortiça da parcela regada, em comparação com a cortiça do mesmo ano de extração na parcela tradicional de sequeiro, apresentaram maior taxa de crescimento e maior porosidade.
Imagen

Conclusão é apontada num artigo científico 'Influence of water supply on cork increment and quality in Quercus suber L' destacado na capa da revista científica Central European Forestry Journal, cuja autora principal é Ana Patrícia Poeiras, aluna de doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais, contando com outros co-autores que pertencem igualmente ao Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) e ao Instituto de Ciências da Terra (ICT), da Universidade de Évora (UÉ).

No artigo científico publicado é destacada a aplicação de duas técnicas de análise de imagem, ou seja, a Microtomografia computorizada de raios-X e Microdensitometria de raios-X, na análise de amostras de cortiça de Quercus suber L.

O desenvolvimento da cortiça, relacionado com a porosidade interna, crescimento e densidade foi estudado por esta equipa de investigadores com o objetivo de “compreender a evolução das características da cortiça ao longo de extrações consecutivas e com um regime hídrico diferente”, avança Ana Patrícia Poerias.

Os resultados alcançados “sugerem um aumento da densidade e porosidade ao longo das extrações consecutivas e uma ligeira diminuição do crescimento da cortiça”, vinca a mesma investigadora.

Ana Patrícia Poerias faz notar que, “as amostras de cortiça da parcela regada, em comparação com a cortiça do mesmo ano de extração na parcela tradicional de sequeiro, apresentaram maior taxa de crescimento e maior porosidade”.

Os resultados vieram demostrar “a contribuição do fator climático precipitação e o modelo de silvicultura aplicado nas características da cortiça”, mostrando a relevância do presente trabalho para a definição de práticas de gestão.

Artigo disponível aqui.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial