Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Eurodeputado Nuno Melo reclama apoios extraordinários para os agricultores portugueses

Redação Agriterra28/04/2022
O eurodeputado questionou a Comissão Europeia relativamente à possibilidade de transferências de verbas do 2º para 1º Pilar da PAC, no âmbito do atual contexto de guerra que se vive na Europa, que coloca ainda maior pressão ao já debilitado setor agrícola português.
Imagen

Nuno Melo recorda que os dois anos de pandemia e o último ano marcado por uma das mais severas secas das últimas décadas em Portugal, foram responsáveis por avultados prejuízos aos agricultores portugueses.

O eurodeputado do CDS-PP assinala ainda a disparidade do valor das ajudas concedidas aos agricultores da UE, que demonstram que os agricultores portugueses são os que menos apoios recebem na União Europeia, a par de países como Estónia, Letónia e Lituânia.
“O contexto de guerra na Ucrânia colocou ainda mais pressão ao já debilitado setor agrícola português. O agravamento da inflação com o aumento exponencial dos preços da energia e de alguns produtos agrícolas reacendeu o debate da independência energética e alimentar”, vincou Nuno Melo.

Para períodos excecionais, considera Nuno Melo, “são necessárias medidas excecionais”. Assim, o deputado europeu colocou três questões a Bruxelas:

  • Mediante o cenário descrito, pondera a CE conceder a Portugal a possibilidade de transferências de verbas do 2º para o 1º pilar, de forma a minimizar as perdas e a nivelar os apoios aos agricultores portugueses?
  • Que percentagem seria passível de atribuição, atendendo à recuperação económica da pandemia, do período de seca extrema e do contexto de guerra que atravessamos?
  • Em que circunstância seria possível autorizar a transferência de 20% do 2º para o 1º pilar?
Nuno Melo, durante a visita à Ovibeja 2022. Foto: Isabel Santiago
Nuno Melo, durante a visita à Ovibeja 2022. Foto: Isabel Santiago.

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial