Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Universidade de Évora acolhe encontro de redes europeias de investigação em genética e reprodução animal

29/04/2022

No próximo dia 3 de maio vai decorrer na Universidade de Évora, Colégio Espírito Santo, a reunião anual da FABRE-TP (Farm Animal Breeding & Reproduction Technology Platform), uma plataforma europeia sobre genética e reprodução animal que reúne empresários e investigadores destas áreas, e da qual a Universidade de Évora faz parte.

No dia seguinte terá também lugar, no mesmo local, a reunião Anual do EFFAB - European Forum of Farm Animal Breeders, um fórum europeu de empresas ligadas à genética animal (que são, simultaneamente, membros da FABRE-TP). Para além de diversas questões científicas relacionadas com a genética e reprodução animal, estarão também na agenda destes dois dias as respostas aos desafios da segurança alimentar e das alterações climáticas no contexto da crise na Ucrânia.

Imagen

Em particular, na reunião da FABRE TP serão abordados temas relacionados com a perceção dos cidadãos e criadores europeus acerca da ciência, em particular da genética e os diferentes pontos de vista dos diversos atores, e da Comissão Europeia sobre a Agenda Europeia de Investigação para 2025-2027 e após esse período. Por sua vez, na reunião anual do EFFAB serão discutidos temas como o papel dos produtos de origem animal no contexto das dietas globais e do 'Food Systems Summit' das Nações Unidas.

Sobre a importância destas redes, Rui Charneca, Professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora, investigador do MED, e representante da Universidade de Évora na FABRE-TP, refere que “as redes FABRE-TP e EFFAB são constituídas pelos principais intervenientes quer empresariais, quer ligados à investigação, nas áreas da genética e reprodução animal, a nível europeu e, alguns, mundial. Para além de constituírem uma plataforma para troca de informações e fomento de ligações entre os seus parceiros, são frequentemente chamadas pela Comissão Europeia a emitir opiniões científicas e técnicas, fornecem propostas para a definição dos programas europeus de financiamento para a investigação e participam ativamente na construção das políticas da União Europeia nas áreas referidas”.

A Universidade de Évora, através do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, integra a FABRE-TP desde 2016, tendo participado e colaborado desde então em diversas iniciativas da rede. A realização, este ano, da reunião anual da FABRE-TP em Évora, permitirá o fomento e consolidação das relações entre a Universidade de Évora e os restantes membros da rede, alguns dos quais já foram parceiros da UÉ em projetos de investigação europeus. Destaca-se ainda a participação de representantes da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DG AGRI) da Comissão Europeia nesta reunião.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial