A Michelin esteve presente na 42ª edição da Feira Internacional da Maquinaria Agrícola (FIMA 2022), que se realizou em Saragoça, de 26 a 30 de abril.
Os visitantes do certame puderam descobrir a gama de pneus e as soluções complementares da Michelin, desenvolvidas através da inovação e da estreita colaboração com os seus clientes, para ajudar o agricultor a produzir de forma eficiente, melhorando a produtividade com o mínimo impacto sobre o solo.
No stand da Michelin na FIMA 2022, os visitantes puderam comprovar as caraterísticas dos pneus MICHELIN AXIOBIB 2 e MICHELIN EVOBIB 2, com as vantagens proporcionadas pela tecnologia MICHELIN ULTRAFLEX. Também em exposição, o inovador MICHELIN ROADBIB, agora com uma gama que amplia para sete as medidas disponíveis; e o novo MICHELIN SPRAYBIB CFO, um pneu de muito baixa pressão, para pulverizadores automotrizes. Completaram o stand da Michelin a gama MICHELIN TRAILXBIB, pneus especificamente concebidos para maquinaria rebocada ou alfaias, que, no ano passado, viu a sua oferta ser alargada com sete novas medidas; e o MICHELIN CEREXBIB 2, o pneu da Michelin concebido para grandes ceifeiras-debulhadoras.
A Michelin exibiu, também, na FIMA a sua solução de teleinsuflação PTG, galardoada com o 'Prémio Inovação FIMA'; e as soluções feitas sob medida propostas pela Camso, com os seus inovadores sistemas de conversão para lagartas.
final representa um benefício de entre 7% e 10% da produtividade para a exploração agrícola, com uma melhoria da performance de até 4% ao ano.
Principais caraterísticas do MICHELIN AXIOBIB 2:
Fabricado em Valladolid, o MICHELIN EVOBIB 2 é o pneu destinado a tratores com uma potência de entre 200 e 300 CV equipados com sistemas CTIS de teleinsuflação, dirigido a agricultores e empresas de serviços que não queiram comprometer a performance, seja na utilização em estrada ou no campo.
A sua tecnologia adaptativa ADT permite maximizar a área de contacto com o solo, o que, juntamente com a estrutura de muito baixa pressão (MICHELIN Ultraflex), permite reduzir a compactação do solo e melhorar a tração no campo. Em estrada, a redução da área de contacto com o solo, e o seu taco central contínuo, reduzem a resistência ao rolamento e o consumo de combustível, contribuindo, ainda, para melhorar a estabilidade a alta velocidade e aumentar a duração do pneu.
Principais caraterísticas do MICHELIN EVOBIB 2:
A maioria da maquinaria das explorações agrícolas passa mais de 50% do tempo em estrada, o que equivale a 80% da distância total por si percorrida. O Michelin ROADBIB é a solução ideal para tratores com potências desde 160 CV a mais de 400 CV, que necessitam de pneus de alto desempenho, em termos de duração e tração, neste tipo de utilização, predominantemente em terrenos duros ou deslocações frequentes por estrada.
As principais ventagens do MICHELIN ROADBIB, por comparação com um pneu convencional, são a melhoria do conforto, uma maior precisão na condução, e uma menor resistência ao rolamento, o que se traduz em poupança de combustível e numa maior duração. A chave da sua excelente performance é o desenho híbrido da banda de rolamento, com 52 blocos e um taco central contínuo, que permitem 60% mais de borracha em contacto com o solo, por comparação com um pneu agrícola tradicional, ao mesmo tempo melhorando o conforto e ajudando a reduzir o consumo de combustível.
Principais caraterísticas do MICHELIN ROADBIB:
O novo MICHELIN SPRAYBIB CFO4 (Cyclical Field Operation) responde às expetativas dos utilizadores dos novos pulverizadores automotrizes, que contam com depósitos cada vez maiores, e com barras de pulverização maiores, por isso necessitando de pneus capazes de suportar grandes cargas. Face ao seu predecessor, o MICHELIN SPRAYBIB, esta nova gama de pneus de muito baixa pressão contribui para o aumento da produtividade e para a proteção do solo, proporcionando um maior conforto para o condutor.
Principais caraterísticas do MICHELIN SPRAYBIB CFO:
Concebidos especificamente para maquinaria rebocada ou alfaias com rodas, o MICHELIN TRAILXBIB protege o solo, limitando a sua compactação e garantindo um rendimento agrícola superior, graças à sua capacidade para trabalhar a muito baixa pressão. Permite aos agricultores equiparem todo o seu parque rolante com pneus dotados de tecnologia MICHELIN ULTRAFLEX. Adicionalmente, a gama MICHELIN TRAILXBIB é totalmente compatível com os sistemas de teleinsuflação, graças à marcação AIRSYSTEM READY, o que permite ao agricultor ajustar facilmente a pressão dos pneus, inclusivamente nos equipamentos rebocados, em tempo real e em função do tipo ou das condições do solo.
Principais caraterísticas do MICHELIN TRAILXBIB:
Concebido e desenvolvido para satisfazer as necessidades específicas, em termos de tração e flexibilidade, dos principais fabricantes de ceifeiras-debulhadoras, as tecnologias incorporadas no MICHELIN CEREXBIB 2 permitem uma maior produtividade, combinada com uma excelente proteção do solo, assim como uma elevada tração em pendentes e solo húmidos. Em concreto, a perfeita distribuição da área de contacto com o solo, e a capacidade de flexão dos seus flancos, reduzem substancialmente a formação de sulos e a compactação. Adicionalmente, o MICHELIN CEREXBIB 2 é compatível com sistemas de teleinsuflação.
Principais caraterísticas do MICHELIN CEREXBIB:
O sistema de insuflação remota PTG da Michelin, que pode ser instalar tanto em tratores como em reboques, permite aos pneus agrícolas garantir uma maior proteção dos solos e um aumento da produtividade e das prestações em estrada, graças à sua capacidade para ajustar a pressão dos pneus da maquinaria agrícola a partir da cabina, em qualquer momento, em função das necessidades.
Baseado numa instalação de válvulas e acoplamentos rotativos, conectados a um circuito de ar, e gerido por uma unidade de controlo colocada na cabina, o sistema permite escolher uma baixa pressão, para proteger o solo e melhorar a produtividade dos trabalhos no campo, ou uma elevada pressão quando se circula sobre asfalto, para uma maior duração e uma mais longa vida útil dos pneus.
Desta forma, a teleinsuflação resolve o difícil compromisso com que se deparam os agricultores cujos tratores realizam diversos trabalhos, e sobre distintos tipos ou condições de solo.
Após unir as suas forças, em 2018, para desenvolver soluções que permitam aos agricultores melhorar a proteção do solo e a produtividade dos cultivos, a associação entre a Michelin e a Camso resultou no líder mundial em mobilidade OTR (operações fora de estrada), com uma ampla gama de produtos.
Os sistemas de conversão para lagartas da Camso aumentam a mobilidade e a flexibilidade da maquinaria, para uma melhor deslocação sobre campos com solos brandos. A amplitude da área de contacto com diminui a compactação do solo e aumenta a estabilidade, maximizando a eficiência e a qualidade do trabalho. Graças à sua flexibilidade e adaptabilidade, estes sistemas podem ser utilizados em diferentes modelos de máquinas, e para diferentes atividades.
1 Teste interno de Michelin, realizado em Ladoux (França), em setembro de 2021, comparando o MICHELIN EVOBIB e o MICHELIN AXIOBIB 2. Medida: VF 710/70 R 42; carga por pneu: 5300 kg; velocidade em estrada: 65 km/h; curva de utilização no campo de 30 km/h.
2 Teste interna da Michelin, realizado em Pagnant (França), em novembro de 2021, comparando o MICHELIN EVOBIB com um pneu de banda de rolamento híbrida VF da concorrência, e com o MICHELIN AXIOBIB 2, na mesma medida: VF 710/70 R 42; Estudo de campo em condições reais de utilização, realizado pela Michelin num trator; carga por pneu: 4300 kg; pressão de enchimento recomendada pelo fabricante; tipo de solo: restolho de milho húmido. Os resultados podem variar.
3 Teste interno da Michelin, realizado em Ladoux (França), em novembro de 2021, comparando o MICHELIN EVOBIB e um pneu híbrido VF da concorrência na mesma medida. Veículo: trator; medida: VF 710/70 R 42; carga por pneu: 4300 kg; pressão de enchimento recomendada pelo fabricante; consumo médio de combustível calculado após 10 voltas de 8 km (80 km no total). Os resultados podem variar.
4 A norma CFO (Cyclic Field Operation) permite que um pneu VF aumente a carga cíclica em 13,5% a 30 km/h.
5 Comparação com um pneu não CFO em condições de carga cíclica a velocidades de até 30 km/h.
6 Comparação entre a gama MICHELIN SPRAYBIB e a nova gama MICHELIN SPRAYBIB CFO, na medida VF 380/90 R46; estudo de campo em condições reais de utilização, realizado pela Michelin em tratores, em novembro de 2021, em França.
7 a norma VF (Very High Flexion) permite que o pneu suporte 40% mais de carga que um pneu standard à mesma pressão.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa