Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Sistema de pulverização com ozono

Tomix23/06/2022

Presentemente o ser humano tem muito interesse por todos os aspetos que possam melhorar a sua alimentação, seja ao nível da quantidade como da qualidade dos produtos.

Imagen
O seu interesse crescente por produtos vegetais frescos leva a um controle dos produtos fitofármacos a aplicar e, muito recentemente, pela crise provocada pela pandemia de Covid 19, desenvolveram-se técnicas para esterilização e desinfeção em quase todos os setores através do ozono, e a agricultura também não é exceção.
Por isso hoje é usado o ozono desde o tratamento das águas de rega, desinfeção de instalações para conservação de frutas e legumes, e do próprio fruto antes do embalamento, e agora também para pulverização dos próprios legumes e frutos com o objetivo claro de eliminar ao máximo a quantidade de resíduos de produtos fitofármacos.
A Tomix anda desde há 2 anos a tentar perceber este fenómeno e de que forma poderá ser bem utilizada esta técnica na produção de alimentos com poucos resíduos.
Montado num pulverizador o sistema TOZONO permite uma aplicação foliar com água ozonizada, que ajuda a prevenir e controlar as doenças produzidas por fungos, bactérias, vírus etc., além de contribuir para uma maior oxigenação da planta.
As posturas (ovos) de insetos na página inferior das folhas são destruídas pelo ozono, rompendo assim com o ciclo de vida das pragas mais habituais nas culturas.

O nosso entendimento presente é de que o ozono pode ser mais uma boa ferramenta e reduzir uma serie de tratamentos habitualmente feitos com processos químicos, mas dificilmente se consegue um resultado excelente se não for com a aplicação em conjunto com alguns adjuvantes e mesmo alguns fitofármacos nas alturas cruciais de cada cultura.

Já são conhecidas algumas técnicas complementares, e muitas mais surgirão nos próximos anos até termos total confiança em produzir alimentos feitos com base na pulverização com ozono.

Pulverizador Biturbine Pomar

A Tomix, sempre na procura constante da resolução dos problemas fitossanitários, desenvolveu este novo pulverizador com 2 turbinas, com o objetivo de aumentar o alcance e a qualidade da pulverização na parte superior das plantas.
De acordo com a tipologia do pomar, o grupo de turbinas pode levar dois ventiladores do mesmo diâmetro ou o ventilador superior pode ter um diâmetro maior, para aumentar a capacidade de produção de ar onde ele será mais necessário.
A opção pelo sistema de aspiração inversa permite uma maior redução da deriva, evita que o produto químico venha para a zona do trator, pulverizador e operador, sendo este dirigido com maior eficácia para as plantas, ou seja, para o alvo que queremos tratar.
A pulverização pode ainda ser otimizada pela gama de bicos disponíveis, que podem ser adaptados de acordo com as caraterísticas das plantas, do tipo de tratamento e de produto.

A distribuição do ar ao longo de toda área de saída também foi uma preocupação, desenvolvendo-se para isso vários sistemas de orientação do mesmo, e que pode ser facilmente ajustado de acordo com o pretendido.

foto

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial