Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Governo aumenta orçamento para a área do Ambiente e Ação Climática

13/05/2022

Duarte Cordeiro destacou o aumento de 37% do orçamento para o seu ministério em dois anos.

Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, na apreciação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2022, (foto...

Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, na apreciação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2022, (foto: João Bica).

Durante a apreciação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2022, na Assembleia da República o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, destacou o aumento de 37% do orçamento para a sua área em dois anos, referindo que a ação climática é “um motor de recuperação do País”.

Em causa o facto de o orçamento ter passado de 2,7 mil milhões de euros em 2020 para 3,7 mil milhões este ano, “reforçando o compromisso do Governo no combate às alterações climáticas e na transição justa”.

Segundo o ministro as prioridades para o governo para a área do ambiente incidem na transição energética, os transportes e a mobilidade, o investimento na floresta e na biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos, a economia circular e a redução da produção de resíduos e o trabalho já iniciado na área do bem-estar animal.

O ministro referiu também que, na área da eficiência energética na administração pública central, houve um aviso no valor de 230 milhões de euros para o qual já foram apresentadas candidaturas no valor de quase 220 milhões, pelo que está em avaliação a possibilidade de aumentar a dotação do aviso.

Já no concerne à sustentabilidade dos edifícios Duarte Cordeiro referiu que a segunda fase do programa (a primeira foi de 2020), lançada em 2021, encerrou com mais de 106 mil candidaturas recebidas. Além disso a dotação do programa foi aumentada para 96 milhões de euros para abranger todas as candidaturas submetidas que venham a ser consideradas elegíveis.

Duarte Cordeiro referiu que o seu ministério é responsável pela gestão de quase três mil milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência, e salientou ainda que o orçamento do Fundo Ambiental é, este ano, superior a mil milhões de euros, o valor mais alto de sempre.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial