Informação profissional para a agricultura portuguesa

Asfertglobal organiza Jornadas Técnicas de Resíduo Zero em fruticultura

01/06/2022

Com um forte compromisso com o meio ambiente, agricultura sustentável e a preservação dos recursos naturais, em parceria com o INIAV, organizou no passado dia 26 de maio, as Jornadas Técnicas de Resíduo Zero em Fruticultura, em Alcobaça.

Imagen

Foi um evento direcionado para produtores e para técnicos de fruticultura, onde estiveram presentes cerca de 100 pessoas.

Esta superação de forma expressiva do número de participantes demonstra o aumento de interesse por parte dos agricultores e técnicos em conhecer soluções que deem resposta à crescente necessidade de produzir sem resíduo.

Esta ação teve como objetivo a apresentação dos resultados do primeiro ano de ensaio da Estratégia Resíduo zero em Pera Rocha, desenvolvido pelos investigadores do INIAV, em que nos últimos 70 dias do Ciclo Vegetativo só foram aplicadas as soluções sem resíduo da Asfertglobal.

Neste ensaio foram avaliados vários parâmetros, entre os quais o teor de resíduos, o desenvolvimento das plantas, e a eficácia no controlo da Estenfiliose (Stemphylium vesicarium), Pedrado (Venturia pyrina), Fogo Bacteriano (Erwinia amylovora) e Bichado (Cydia pomonella). Os resultados foram muito positivos. Obtiveram-se produções com alta qualidade e sanidade, demonstrando assim a eficácia das soluções de biocontrolo no controlo destas doenças, em Pera Rocha.

Imagen

Joana Lisboa, responsável de Marketing da Asfertglobal, refere que “numa altura em que o Resíduo Zero é cada vez mais solicitado pelas cadeias de distribuição, torna-se de extrema importância a investigação e a partilha de informação deste tipo de soluções. Com estas ações pretendemos ajudar os agricultores a obter mais produção, de melhor qualidade e sem resíduos”.

Empresas ou entidades relacionadas

Asfertglobal, Lda.
INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial