Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Apresentada a agenda de investigação e inovação do CeCAFA

01/07/2022

Decorreu na manhã do dia 28 de junho, na Escola Superior Agrária de Coimbra, a sessão de apresentação da agenda de investigação e inovação do CeCAFA – Centro de Competências para a Agricultura Familiar e Agroecologia, que contou com a presença de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação.

Imagen

Os objetivos deste novo Centro de Competências, que se articulam com os da Agenda 'Terra Futura', incluem a transferência de conhecimento e a capacitação dos agricultores para a melhoria do modelo organizacional e de gestão das explorações, a introdução de novas oportunidades e soluções tecnológicas, a adoção de técnicas e princípios agroecológicos, a preservação e valorização dos serviços dos ecossistemas, a transmissão de conhecimentos de geração em geração ou a a construção de sistemas alimentares sustentáveis, visando também contribuir para a investigação e inovação sobre temáticas relevantes para os agricultores familiares, a monitorização das políticas públicas, a cooperação interinstitucional e a promoção e garantia da qualidade dos circuitos curtos agroalimentares.

A agenda de investigação e inovação será anualmente transposta e pormenorizada no Plano de Ação do Centro de Competências de cada ano. A agenda deverá ter um período de vigência de nove anos, entre 2022 e 2030 (inclusive), sendo que findo este período deverá ser revista e atualizada.
A ministra da Agricultura e Alimentação destacou, na sua intervenção que encerrou a sessão de apresentação da agenda, a necessidade de afirmação do modelo agroecológico e de garantir aos pequenos agricultores e agricultores familiares a melhoria das condições em que produzem e a sustentabilidade económica das explorações.

REVISTAS

Exployo VitVI Forum

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/06/2024

  • Newsletter Agriterra

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial