Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

MED promove debate sobre agricultura e conservação do ambiente

01/07/2022

No próximo dia 6 de julho, o MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento volta a juntar investigadores numa Mesa Redonda - 'Addressing the gap between agriculture and environmental conservation in the Portuguese context' - para debater questões relacionadas com a produção alimentar. Desta vez o debate abordará as lacunas que ainda existem na conciliação entre a atividade agrícola e a conservação do ambiente, no contexto português.

Imagen
O final da Segunda Guerra Mundial marcou drasticamente o curso da agricultura. O desenvolvimento de novas tecnologias, a mecanização de novos processos, a utilização de produtos químicos e novas políticas governamentais contribuíram para o grande aumento da produção de alimentos e fibras. No entanto, para além de muitos efeitos positivos, existem ainda alguns custos, como a degradação do solo, a contaminação das águas subterrâneas, a poluição do ar, o declínio das explorações familiares, entre outros.
Durante as últimas quatro décadas, surgiu um movimento crescente para questionar a necessidade destes custos elevados da produção agrícola, e procurar alternativas inovadoras sustentáveis. Desde 1985, a Política Agrícola Comum da UE reconhece a proteção do ambiente como uma das principais funções da agricultura, e ainda que deveriam ser tomadas medidas para prevenir a degradação do ambiente.
Nos dias que correm, em Portugal e em muitos outros países da UE, continuamos a assistir a um aumento da produtividade como prioridade para os agricultores, à custa de uma contínua degradação dos principais recursos de solo e água, que, com as alterações climáticas em curso, estão a ficar ainda mais esgotados. No entanto, os investigadores provaram que o cuidado com os recursos naturais também tem impactos positivos na rentabilidade da agricultura. Por exemplo, cuidar do solo para que mantenha a sua integridade como uma entidade complexa e altamente estruturada, composta de partículas minerais, matéria orgânica, ar, água e organismos vivos, promove culturas e animais saudáveis. Manter o funcionamento do solo significa muitas vezes um enfoque na manutenção ou mesmo no aumento da matéria orgânica do solo, com os benefícios que isso implica.
Como podemos integrar na gestão agrícola o cuidado com o ambiente, como uma necessidade a grande escala? Será possível para o sector agrícola considerar seriamente as necessidades ambientais? Estas e outras questões serão respondidas neste evento promovido pelo MED.

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível de assistir online, por Zoom (Link aqui).

Oradores convidados:

? José Muñoz-Rojas (Professor na Universidade de Évora e Investigador do MED, Coordenador do Grupo de Investigação do MED “Dinâmica e Gestão da Paisagem”);

? Maria Helena Guimarães (Investigadora do MED e Coordenadora da Linha Temática do MED “Dinâmicas do Rural e Governança”);

? Sergio Prats Alegre (Investigador do MED);

? Isabel Brito (Professora no Departamento de Biologia da Universidade de Évora e Investigadora do MED)

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial