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Outra variável importante é o próprio equipamento

Pneus: a escolha adaptada a cada tipo de cultura

Agriterra13/07/2022

Pomares, vinhas, campos de milho ou beterraba: cada tipo de cultura requer operações específicas. Tanto o equipamento como os pneus são fatores decisivos para um bom rendimento.

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As culturas requerem operações diversas, dentro de espaços de tamanhos e condições muito diferentes. Basta pensar nas filas de uma cultura de fruta (por exemplo, kiwis), onde o equipamento funciona abaixo das plantas, ou nas filas estreitas de certas vinhas, onde o espaço de manobra do equipamento deve ser facilitado por um pneu adequado.

A escolha dos pneus também depende do tipo de terra onde as culturas estão a crescer. Por exemplo, no caso da beterraba-sacarina e plantas semelhantes, um pneu mais largo salvaguarda e protege os produtos.

Um trator especial para pomares, por exemplo, é pequeno, compacto e de baixa potência. Isto afeta a montagem, ou seja, são necessários pneus estreitos de 16 a 28 polegadas para operações de pulverização ao longo das linhas estreitas. Pelo contrário, um trator de média a alta potência que tenha sido adaptado e transformado num pulverizador em grandes campos abertos, tais como campos de milho ou tabaco, precisa de ser equipado com pneus estreitos com mais de 28 polegadas. Em muitos casos, em vez disso, é adotada uma solução de pneu duplo no eixo traseiro para uma melhor distribuição da carga passando ao mesmo tempo entre as linhas. Nas operações de monda, o pneu certo também depende da aplicação específica, por exemplo, monda de estrada, monda de vinha, ou monda de cultura em linhas.

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BKT

Os pneus da BKT para pulverização e monda adequam-se às mais diversas aplicações para uma variedade de máquinas agrícolas e estão disponíveis em vários tamanhos. Na linha de pneus destacam-se os seguintes produtos:

  • O pneu topo de gama AGRIMAX SPARGO foi desenvolvido com tecnologia VF que permite transportar cargas pesadas a uma pressão de pneu mais baixa, limitando os efeitos negativos da compactação do solo. Excelente tração, conforto de condução e estabilidade completam as caraterísticas deste pneu multifacetado, que pode ser utilizado tanto no campo como durante as transferências rodoviárias – tudo isto apesar de ter uma largura de pneu limitada.
  • O AGRIMAX SPARGO representa uma agricultura mais eficiente, mais versátil e mais sustentável e está atualmente disponível em sete tamanhos: VF 380/85 R 38, VF 380/90 R 46, VF 480/80 R 46, VF 380/90 R 50, VF 380/105 R 50, VF 420/95 R 50 e VF 480/80 R 50.
  • O AGRIMAX RT 955 é o pneu radial BKT, ideal para maquinaria pesada e aplicações em culturas de linhas e para pulverização. Um investimento que devolve o máximo valor graças à ótima estabilidade, excelente tração e melhor autolimpeza, bem como o contacto contínuo com o solo. O ombro arredondado foi especialmente concebido para proteger o solo e as culturas delicadas de danos. O AGRIMAX RT 955 está disponível em nada menos que 23 tamanhos diferentes.
  • As caraterísticas do AGRIMAX RT 945, disponível em oito tamanhos, são semelhantes; foi especialmente desenvolvido com um piso estreito para proteger o rendimento e não danificar as culturas. Graças às suas propriedades de autolimpeza, o pneu é ideal para transferências rodoviárias.
  • O AGRIMAX RT 855 também é perfeito para a pulverização de culturas em linhas, para além do transporte combinado por estrada e campo, permitindo assim transferências frequentes. Estas são necessárias neste tipo de atividade. O AGRIMAX RT 855 é um pneu radial que combina capacidade de carga elevada com excelente desempenho de flutuação. O pneu está disponível em 46 tamanhos e diferentes versões de composto para melhor responder às necessidades dos utilizadores.

Vredestein

A Apollo Tyres renovou completamente a gama Vredestein Traxion, os seus pneus de tratores da série 70. São 25 tamanhos de 16 a 42", que estão agora disponíveis como opção de pós-venda, e várias marcas de tratores já os estão a oferecer como pneus de fábrica.

De acordo com o fabricante, a resistência ao desgaste, principal caraterística do Traxion+, foi mais desenvolvida no Vredestein Traxion 70, o sucessor do Traxion+, que foi redesenhado utilizando a mais recente tecnologia e know-how à disposição da Apollo Tyres, a empresa-mãe do Vredestein. O pneu demonstrou na prática uma série de vantagens, tais como durabilidade, conforto e tração.

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O novo Vredestein Traxion 70 apresenta o conceito Traxion, que inclui os pinos curvos e uma grande mancha de contacto no meio da banda de rodagem. Juntamente com o seu composto único, estas caraterísticas resultam num tempo de vida mais longo do que outros modelos premium.

A marca explica que a capacidade de auto-limpeza do pneu é excecional, especialmente em terrenos difíceis, e deve-se ao aumento da distância entre o centro e os pinos laterais. Isto assegura que o pneu retém a tração e reduz a quantidade de lama que resta na estrada.

Gama de medidas do Vredestein Traxion 70:

  • 240/70 R16 104 D
  • 260/70 R16 109 D
  • 280/70 R16 112 D
  • 280/70 R18 114 D
  • 260/70 R20 113 D
  • 280/70 R20 116 D
  • 300/70 R20 120 D
  • 320/70 R20 123 D
  • 360/70 R20 129 D
  • 380/70 R20 132 D
  • 320/70 R24 116 D
  • 360/70 R24 122 D
  • 380/70 R24 125 D
  • 420/70 R24 130 D
  • 480/70 R24 138 D
  • 380/70 R28 127 D
  • 420/70 R28 133 D
  • 480/70 R28 140 D
  • 480/70 R30 141 D
  • 480/70 R34 143 D
  • 520/70 R34 148 D
  • 480/70 R38 145 D
  • 520/70 R38 150 D
  • 580/70 R38 155 D
  • 620/70 R42 166 D

Alliance

A Aliança 354 Agriflex+ (VF) é um pneu para pulverizadores e tratores de alta capacidade utilizados em operações de culturas em linha. Tem a gama mais vasta disponível para pulverizadores e tratores controlados à distância. Fabricado com a mais recente tecnologia VF, é concebido para transportar até 40% mais carga do que um pneu convencional em fila ou pulverizador com a mesma pressão de enchimento. Por outro lado, este pneu pode transportar uma carga normal com 40% menos de pressão de enchimento.

Dependendo das condições de terreno, este modo de trabalho proporciona uma oportunidade de minimizar o impacto no solo, ao mesmo tempo que se atinge a máxima eficiência operacional. Graças à sua classificação de velocidade D, este pneu é ideal para velocidades de estrada até 65 km/h. Uma vez que os grandes pulverizadores de culturas têm frequentemente de percorrer a distância entre a estação de enchimento e o campo na estrada, já quase não é necessário ajustar a pressão dos pneus, dependendo se o tanque está cheio ou vazio, devido à vasta gama de cargas e pressões de ar que a Alliance 354 Agriflex VF pode suportar.

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Este pneu funciona a pressões muito abaixo dos valores habituais. Graças à sua excecional resistência à perfuração, excelente tração e soberbo desempenho de auto-limpeza (como resultado da distância ideal entre os tampões R-1W), o pneu Agriflex VF 354 com cinto de aço aumenta significativamente a produtividade da maquinaria agrícola.

Continental

A Continental torna-se o primeiro fabricante de pneus a iniciar a produção de fio de poliéster reciclado obtido num novo processo a partir de garrafas de plástico de polietileno tereftalato (PET).

Todos os pneus com tecnologia ContiRe.Tex a serem produzidos na próxima fase de lançamento no mercado provêm da fábrica de pneus da Continental em Lousado, Portugal. Estes pneus ostentam um logotipo de identificação especial no flanco em que se pode ler 'Contém material reciclado'.

O fio de poliéster feito de PET é utilizado há muito tempo como material de montagem de pneus para pneus de automóveis de passageiros e de camiões ligeiros. Os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna dos pneus e permanecem dimensionalmente estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas. Para tornar os pneus ainda mais economizadores de energia e amigos do ambiente no seu fabrico, utilização e reciclabilidade, a Continental está continuamente a investigar materiais alternativos para a produção de pneus.

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Além disso, a Continental assinou um acordo com a Pyrum Innovation com o objetivo de otimizar e expandir a reciclagem de pneus em fim de vida utilizando tecnologia de pirólise.

O acordo especifica que, no futuro, negro de fumo recuperado (rCB) de alta qualidade será utilizado na produção de pneus Continental, cuja filial, Reifen-Entsorgungsgesellschaft (REG), começará a fornecer pneus em fim de vida à Pyrum desde março de 2022.

O negro de fumo é um recurso utilizado na produção de pneus e no fabrico de outros produtos de borracha industrial. A este respeito, o rCB recuperado de pneus em fim de vida poupa matérias-primas fósseis e contribui para uma redução significativa das emissões de CO2. A sua utilização específica aumenta a estabilidade, resistência e durabilidade dos pneus.

Michelin

A sua linha de trabalho prevê a neutralidade de carbono e a utilização de 100% de matérias-primas sustentáveis até 2050. Para o efeito, investiu nos últimos anos 680 milhões de euros em inovação.

A sua gama de pneus e soluções complementares são desenvolvidas através da inovação e estreita colaboração com os seus clientes, para ajudar os agricultores a produzir eficientemente, melhorando a produtividade e com o mínimo impacto no solo.

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Uma das suas últimas inovações é o sistema de inflado à distância PTG. Pode ser instalado tanto em tratores como em reboques, permitindo que os pneus agrícolas proporcionem uma melhor proteção do solo e uma maior produtividade no campo e desempenho na estrada, graças à sua capacidade de ajustar a pressão dos pneus das máquinas agrícolas a partir da cabina a qualquer momento, conforme necessário.

Com base numa instalação de válvulas rotativas e acoplamentos ligados a um circuito de ar e geridos por uma unidade de controlo localizada na cabina, o sistema permite a escolha de baixa pressão para proteger o solo e melhorar a produtividade do campo, ou alta pressão ao conduzir sobre asfalto para uma maior vida útil e durabilidade dos pneus. Desta forma, o teleinflado resolve o difícil compromisso enfrentado pelos agricultores cujos tratores desempenham uma variedade de tarefas numa variedade de tipos de solo ou condições.

Trelleborg

A Trelleborg introduziu recentemente o novo XP1000, um produto super-elásticopara aplicações pesadas em ambientes tais como portos, armazéns e áreas de produção. O novo modelo destina-se ao segmento de manuseamento de materiais, garantindo níveis ótimos de tração e baixa vibração para maior conforto operacional, segurança e vida útil. As suas credenciais incluem a tecnologia Pit Stop Line, que avisa do momento preciso para substituir o superelástico, assegurando uma maior sustentabilidade do produto e beneficiando o operador de uma perspetiva de custo-eficácia.

O superelástico incorpora uma banda de rodagem recentemente concebida feita de materiais de alto desempenho para aumentar a vida útil, mesmo nos ambientes mais exigentes. O seu interior esconde uma camada específica que ajuda a manter a temperatura sob controlo, ao mesmo tempo que beneficia o conforto da viagem e a segurança do operador ao reduzir a vibração. Outro detalhe importante do XP1000 reside no seu composto inovador de fibra, que é mais rígido do que as opções convencionais e proporciona uma aderência mais firme ao pneu, assegurando uma melhor estabilidade da máquina ao transportar cargas pesadas.

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O XP1000 oferece um elevado nível de desempenho, confirmado pelos testes internos realizados contra os principais parâmetros competitivos, que supera em termos de durabilidade (9%), resistência (21%) e conforto (13%), entre outros.

A sustentabilidade é outro dos pilares essenciais da XP1000. O seu composto de nova geração é feito de materiais reciclados, poupando até 866 toneladas por ano em matérias-primas e um total de 110 toneladas de CO2 por ano. O novo super-elástico da Trelleborg incorpora também a tecnologia única da marca Pit Stop Line. Este sistema simples consiste numa risca laranja que aparece na superfície do produto quando ainda tem aproximadamente 100 horas de vida útil. Desta forma, o operador pode programar a substituição, assegurando que a substituição virá na altura certa, nem demasiado cedo nem demasiado tarde, com todas as implicações que isto tem em termos de custo e, especialmente, de segurança.

O Trelleborg XP1000 pode ser encomendado em sete versões, facilmente distinguíveis pelo sistema de rotulagem da marca, permitindo a cada cliente ter o superelástico perfeito para cada tarefa. A lista inclui Multi-Fins (com baixo desgaste e baixa resistência ao rolamento), Não Marcação (branco e não marcante), Condução Elétrica (especialmente para trabalhos em ambientes inflamáveis ou explosivos), Pro HD (para aplicações pesadas), ProTex (condutor), ProTex (condutor) e ProTex (condutor), ProTex (tipo condutivo e não-marcador), Pro Energy (para operações de longa distância, velocidade constante, economia de energia) e Heat Shield (variante super-premium retardador de chama para trabalhos em altas temperaturas ambientes).

Mitas

As ferramentas digitais também entraram no segmento dos pneus agrícolas em grande escala. Muitos fabricantes já oferecem aplicações para monitorizar os seus produtos e fazer uma utilização adequada dos mesmos.

A Mitas, por exemplo, lançou uma grande atualização à sua prática aplicação de medição da pressão dos pneus, acrescentando novas caraterísticas e idiomas para facilitar a tarefa aos agricultores de todo o mundo. Concebido para calcular e definir a pressão de ar correta nos pneus em função da velocidade ou carga de cada operação, o Mitas App é um aliado essencial quando se trata de aumentar a produção e a rentabilidade.

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A aplicação, disponível em seis línguas (espanhol, inglês, alemão, francês, italiano e checo), é completamente gratuita e pode ser descarregada em dispositivos Android e iOS. As suas caraterísticas incluem também um motor de busca para localizar o revendedor Mitas mais próximo.

A empresa descobriu que rodar com a pressão de ar certa nos pneus facilita o trabalho e pode reduzir os custos operacionais em mais de 20%, tornando a aplicação Mitas uma grande ferramenta para explorações agrícolas de todos os tamanhos. A aplicação dos valores exatos da pressão de acordo com a velocidade e a carga proporciona melhor tração, menor compactação do solo e reduz o consumo de combustível.

MAXAM

A MAXAM Tire apresenta o pneu MS600, destinado a equipamento de carga e manuseamento de material, com o inovador e patenteado composto EcoPoint3.

O composto, conhecido como "ouro líquido", aborda os três maiores desafios da indústria: resistência ao rolamento, derrapagem e desgaste, proporcionando um pneu mais forte, mais seguro e energeticamente mais eficiente que representa um avanço no desempenho e produtividade, relata a marca.

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Este processo patenteado resulta em compostos MS600 contendo menos carga, taxas de tensão de alongamento mais elevadas e taxas de impureza mínimas, resultando num composto mais consistente e de vanguarda.

Com um cone de cinco graus na parede lateral, o novo MS600 oferece uma das maiores larguras de banda de rodagem da indústria, proporcionando alta estabilidade, aderência e vida útil dos pneus. Esta nova gama será fabricada utilizando um processo de enrolamento totalmente automatizado, com vista a uma maior qualidade e uniformidade no desempenho.

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