Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Centro Pinus: revisão da Diretiva das Energias Renováveis deve pôr fim à queima de madeira

08/07/2022
Imagen
Associação acredita que a revisão da Diretiva é uma para alterar a situação atual, em que um quarto da madeira de pinheiro-bravo consumida em Portugal é queimado.
Números divulgados pelo Centro Pinus indicam que um quarto da madeira de pinheiro-bravo consumida em Portugal em 2021 foi queimado, destinando-se ao setor energético, pellets e centrais a biomassa, desrespeitando o princípio de uso em cascata, em que a queima deve ser a última e não a primeira utilização da madeira. Face a este cenário a associação apela a que revisão da Diretiva das Energias Renováveis (REDII) que se encontra em curso inverta “a atual ameaça à sustentabilidade do setor florestal”.

João Gonçalves, presidente do Centro PINUS, afirma: “apelamos aos membros do Parlamento Europeu e, em especial os representantes de Portugal, para que tirem partido da revisão da Diretiva das Energias Renováveis de modo a pôr fim à estratégia seguida até agora, de incentivos à queima de madeira, e priorizem a sustentabilidade da floresta, que é um ativo estratégico para as economias nacionais, e também para a europeia. A urgência desta mudança política é ainda maior dado o atual cenário de escassez de matéria-prima.”

Os dados recolhidos, referentes ao consumo de madeira de pinheiro-bravo em 2021, indicam que o setor energético tem um grande peso. O consumo de madeira de pinho em Portugal em 2021 foi de 4,1 milhões de m3 sem casca. A serração foi o setor com mais expressão, com 41%; as indústrias de trituração de alto valor acrescentado (painéis para construção e mobiliário e papel de embalagem) representaram 31%; enquanto o setor energético (pellets e centrais a biomassa) representou 24%.

Ao cruzar estes dados com a informação do 6º Inventário Florestal Nacional o Centro Pinus acredita que haja um défice estrutural de madeira (quantidade disponível para corte na floresta) na ordem dos 57% do consumo industrial. Situação que, segundo a associação, significa uma grave ameaça à sustentabilidade de todo este setor.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial