Anuncia 62 milhões de euros de investimento no Brasil e a chegada da marca Fendt ao Chile e ao Paraguai em 2023
Grupo AGCO reforça aposta no mercado sul americano
Redação Interempresas/Agriterra22/07/2022
O Grupo AGCO está a reforçar o seu compromisso com o mercado sul americano, com investimentos de cerca de 62 milhões de euros em novas tecnologias e linhas de montagem no Brasil. Além disso, a marca Fendt prevê chegar ao Chile e ao Paraguai em 2023.
Um dos mercados mais fortes do Grupo AGCO é a América do Sul, especialmente o Brasil, onde algumas das suas marcas têm uma forte presença histórica. A fim de consolidar e mesmo melhorar a sua posição, a empresa anuncia um programa de investimento de 340 milhões de reais (62 milhões de euros) em novas tecnologias e linhas de montagem.
A multinacional, empresa-mãe das marcas Massey Ferguson, Valtra, Fendt e Precision Planting, entre outras, irá aumentar a capacidade de montagem de grandes tratores em Mogi das Cruzes (estado de São Paulo), onde irá expandir a área de 42.000 m² para 57.000 m² e renovar a logística de armazenamento de peças, graças à utilização de AGVs (veículos guiados automatizados) e robots. Este é o primeiro passo para a futura produção interna dos tratores Fendt Vario 900 e MF 8700 S Dyna-VT.
Nas instalações do Ibirubá (Rio Grande do Sul), os recursos serão utilizados para fabricar os novos modelos do Momentum, um projeto 100% brasileiro, lançado em 2019, que abre agora um novo segmento de máquinas transportáveis de alto rendimento. Para além de expandir a área de 7.000 m² para 20.000 m², esta unidade receberá melhorias para tornar o processo de fabrico mais sustentável.
A iniciativa rege-se pela estratégia de sustentabilidade da AGCO. Irá implementar um sistema de reutilização de água, painéis solares e um novo processo de pintura, com menor emissão de poluentes, melhor ergonomia para o trabalhador, mais automatização e uma melhoria de 40% na capacidade das peças pintadas.
Fendt, Massey Ferguson e Valtra
Outro anúncio importante feito durante a conferência de imprensa realizada em Brasília (Brasil) pelo CEO Eric Hansotia é a expansão da presença da marca Fendt na região. No Brasil, está a expandir a sua rede de concessionários para várias zonas do país e, em 2023, estenderá as suas operações ao Chile e ao Paraguai.
A Massey Ferguson, uma referência no mercado agrícola brasileiro, está a celebrar o seu 175º aniversário e continua a investir na expansão da sua oferta para atender a diferentes perfis de clientes e culturas, incluindo equipamento de trator com semeadoras, ceifeiras-debulhadoras, pulverizadores, uma linha de equipamento forrageiro, bem como pacotes de tecnologia de precisão.
A Valtra, entretanto, entregou mais de 22.000 produtos nos últimos três anos e o seu catálogo cresceu 33%. Com mais de 62 anos de presença no Brasil, a marca estabeleceu-se como especialista em tratores, pulverizadores e semeadoras, assim como oferece soluções de conectividade. O seu objetivo é triplicar as vendas até 2026, reforçando a oferta e expandindo-se para outros países da América do Sul.