Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

InnovPlantProtect CoLAB: em três anos, projeto já fixou mais de 40 investigadores em Elvas

28/07/2022
Governo presente na inauguração das novas instalações do InnovPlantProtect CoLAB.
Imagen

Com apenas três anos, o InnovPlantProtect CoLAB é considerado uma referência nacional e internacional na investigação de soluções inovadoras de base biológica para promover culturas mais seguras, inteligentes e produtivas, resistentes às alterações climáticas e mais amigas do ambiente. Sediado em Elvas, este laboratório colaborativo já permitiu trazer para o interior do País mais de 40 profissionais altamente qualificados que se fixaram na região com as suas famílias, contribuindo, desta forma, para a valorização do território.

O InnovPlantProtect é liderado pela Universidade NOVA de Lisboa, através do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA) e da unidade de investigação GREEN-IT, em estreita colaboração com outras instituições nacionais, locais e regionais, entre as quais se destaca o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, que cedeu as instalações e assume a vice-presidência, e a Câmara Municipal que, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, financiou as obras de requalificação do CoLAB.
Em funcionamento desde 2019, o InnovPlantProtect vai passar a dispor de instalações requalificadas e dotadas de equipamentos topo de gama capazes de aumentar e melhorar a qualidade da investigação aqui realizada. A cerimónia de inauguração acontece esta quinta-feira, 28 de julho, e conta com as presenças da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
O trabalho desenvolvido neste laboratório incide no desenvolvimento de produtos e serviços, como biopesticidas e plantas resistentes ou novos modelos e métodos de diagnóstico e de monitorização. Um exemplo de parceria que visa promover a sustentabilidade ambiental, a coesão e desenvolvimento territoriais, a criação de emprego qualificado e a atração de investimento.
O InnovPlantProtect está sediado no Polo de Inovação de Elvas do INIAV, na Estrada de Gil Vaz, Apartado 72, em Elvas, e conta com diversas entidades de referência no panorama agrícola nacional como associadas, de que são exemplos a Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), a Casa do Arroz, a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), a Fertiprado, a Bayer e a Syngenta.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial