Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Portugal propõe-se atingir 38% de produção própria de cereais

08/08/2022
A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, afirmou na semana passada que Portugal se propõe atingir 38% de produção própria de cereais, reduzindo a dependência externa, no final da reunião do grupo de trabalho de cereais, na qual foi apresentado o ponto de situação da estratégia para o setor, bem como do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.
Governo aponta metas exigentes para produção de cereais
Governo aponta metas exigentes para produção de cereais.

"Propomos atingir 38% de autoaprovisionamento de cereais: o milho com 50%, os praganosos com 20% e o arroz com 80%. São metas muito exigentes", afirmou.

Maria do Céu Antunes disse que a estratégia para os cereais apresenta como objetivos a redução da dependência externa, o aumento das áreas de produção, a criação de valor para a fileira dos cereais e a visibilidade para todo o território.

Apoios

Os meios para aumentar a eficiência produtiva do setor, produzindo "mais e melhor, com menos custos", estão disponíveis no Plano de Desenvolvimento Rural 2020 e no Plano de Recuperação e Resiliência.

A Ministra referiu que também o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum inclui cinco pagamentos ligados para as proteaginosas, cereais praganosos, milho, e sementes certificadas.

Através das medidas agroambientais e dos regimes ecológicos, somam-se ainda ajudas para que os agricultores se preparem para "produzir mais com menos".

Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, na reunião do grupo de trabalho de cereais, Lisboa, 3 agosto 2022...
Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, na reunião do grupo de trabalho de cereais, Lisboa, 3 agosto 2022.

Alimentação animal

Acerca do setor da alimentação animal, afetado pela seca e pelos incêndios rurais, Maria do Céu Antunes disse que foram adotadas medidas como o apoio à eletricidade verde e a isenção do IVA nas rações.

Acresce ainda uma medida que utiliza oito milhões de euros da reserva da crise da União Europeia e 16 milhões de euros do Orçamento do Estado para financiar os setores da carne de suínos, aves e ovos e leite de vaca.

Na reunião estiveram presentes as associações setoriais do milho, dos cereais praganosos (trigos, centeio, cevada e aveia) e do arroz.

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial