Filsa: controladores de nivel para sólidos y líquidos
Informação profissional para a agricultura portuguesa

UÉ em projeto europeu para utilização sustentável, gestão e proteção dos solos europeus

12/08/2022
Combater as alterações climáticas, a urbanização, a poluição, a sobre-exploração e a perda de biodiversidade a que os solos estão cada vez mais sujeitos são objetivos do SOLO Soils for Europe, um projeto Horizonte Europa recentemente aprovado pela Comissão Europeia que conta com a participação da Universidade de Évora (UÉ).
foto
Liderado na UÉ por Teresa Pinto Correia, professora do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento e diretora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), através da implementação de uma plataforma digital aberta e de Think Tanks que fomentem o envolvimento direto de uma vasta gama de intervenientes, o SOLO pretende reunir múltiplas perspetivas e contextos ecológicos, ambientais, económicos e sociais, de forma a desenvolver planos de investigação e inovação e uma agenda transdisciplinar abrangente para identificar as concessões e sinergias temáticas e regionais que permitam a utilização sustentável, gestão e proteção dos solos europeus.

Estas medidas participativas têm como objetivo co-criar conhecimento, identificar as principais lacunas de existentes, bem como as abordagens inovadoras que podem ser para acompanhar o necessário progresso na gestão dos solos, atendendo sempre às potenciais diferenças na implementação regional do projeto que conta ainda com a participação dos investigadores do MED, Tiago Marques e Helena Guimarães.

Recorde-se que Teresa Pinto Correia, no âmbito da sua investigação, desenvolvida em torno das áreas das políticas e decisões de gestão da paisagem rural, relações entre agricultura e paisagem, processos de transição no espaço rural, foi selecionada, recentemente, para integrar o novo mandato do Conselho da Missão Europeia (Mission Board) 'Soil Deal for Europe Mission' que tem início este ano, tendo já integrado anteriormente o Conselho de Missão Europeu sobre a Saúde dos Solos e dos Alimentos entre 2019 e 2021.

O Horizonte Europa é o programa fundamental da União Europeia (UE) para o financiamento da investigação e da inovação, que procura dar uma resposta eficaz às alterações climáticas, contribuindo para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e promovendo a competitividade e o crescimento da UE.

O Projeto SOLO, liderado pela Leipzig University, na Alemanha foi financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte Europa.

Asfertglobal, Lda.Centro Nacional de Competências dos Frutos SecosANPMCNH Industrial Portugal, Lda (New Holland Portugal)Tractores Ibéricos, Lda. - KubotaChaparro Agrícola e Industrial, S.L.Herculano - Alfaias Agrícolas, S.A.Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial