Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Vindimas: pelos caminhos da Rota dos Vinhos do Dão

24/08/2022
Caminhos Cruzados, Soito Wines, Quinta da Taboadella, Julia Kemper, Quinta de Lemos e Quinta Madre de Água oferecem experiências para viver a tradição única do mundo do vinho: as vindimas.
foto
Na Caminhos Cruzados a apanha da uva está marcada para as 11h00 e os visitantes recebem uma t-shirt, chapéu, tesoura e balde para que todos possam desempenhar a tarefa.

Estamos em época de vindimas. Na região do Dão, a tradição ainda é o que era e várias quintas da Rota dos Vinhos do Dão convidam portugueses e turistas a viver momentos únicos. Damos a conhecer algumas quintas e sugestões num momento em que, de Norte a Sul do País, começa o tempo das vindimas. 

Caminhos Cruzados

Na Caminhos Cruzados a apanha da uva está marcada para as 11h00 e os visitantes recebem uma t-shirt, chapéu, tesoura e balde para que todos possam desempenhar a tarefa. Uma hora depois realizar-se-á uma visita à área de receção, prensagem, vinificação e sala de estágios, para que todos possam aprender sobre todo o processo de produção de vinho.

No final, há prova. Esta experiência tem o valor de 35 euros por pessoa. Porém, a Caminhos Cruzados têm ainda outra opção que inclui pequeno-almoço, apanha da uva, visita à área de receção, prensagem, vinificação e sala de estágios e a prova de três vinhos. O valor é de 45 euros por pessoa. Quem preferir pode ainda optar pelo programa que inclui pequeno-almoço beirão, vindima, visita e almoço harmonizado pelo valor de 75 euros por pessoa. Os programas estão disponíveis durante o mês de setembro, podendo ser prolongados para outubro.

As reservas deverão ser realizadas de forma antecipada através dos seguintes contactos: 232940195 ou enoturismo@caminhoscruzados.net.

Quinta do Soito

Na Quinta do Soito, onde se produzem os vinhos Soito Wines, a experiência começa às 9h30 com a entrega do Kit de vindimas, seguindo-se a colheita da uva na vinha.

A etapa seguinte está reservada para uma visita à adega onde os visitantes poderão acompanhar o processo de vinificação, começando pela seleção das melhores uvas ao lado de um técnico que dará a conhecer todos os passos até à fermentação. Depois do trabalho, será tempo de descansar, apreciar a natureza e degustar alguns vinhos da quinta, harmonizados com produtos da região. O valor da experiência é desde 60 euros por pessoa (mínimo de duas pessoas), as crianças entre os 7 e os 11 anos pagam 30 euros.

Quem quiser ir mais longe pode ainda inscrever-se na Competição 'Pisa a Pé', ideal para se divertir entre família ou com amigos, pelo custo adicional de 10 euros, mediante disponibilidade.

Para mais informações e reservas poderá contactar: 919185700 ou geral@soitowines.net.

Quinta da Taboadella

Na Quinta da Taboadella, um dos projetos mais recentes da região do Dão, experienciar a vindima é sentir e conhecer a vida no campo, participar no corte das uvas, assistir à vinificação na adega, ao mesmo tempo que a equipa explica todo o processo produtivo durante a sua visita. Depois há tempo para uma prova de vinhos Villae e logo a seguir é altura de relaxar e usufruir de uma merenda junto a um recanto privado, em contacto com a natureza ou na varanda da adega.

A experiência está disponível de terça a sábado e o valor é de 50 euros por pessoa. A reserva é obrigatória para os contactos 967116877 ou taboadella@amorimfamilystates.com.

foto
Quinta da Taboadella, um dos projetos mais recentes da região do Dão.

Quinta do Cruzeiro

Na Quinta do Cruzeiro, onde se produzem os vinhos Julia Kemper, a experiência das vindimas vive-se entre as montanhas do Dão. O programa “Há Prova na Vinha” inclui prova de dois vinhos, com degustação de pão regional e azeite da produção Julia Kemper, na vinha onde a vindima está a ser realizada. O valor é de 35 euros por pessoa (mínimo 2 pessoas). Se a vindima em curso for a das uvas tintas, os visitantes são convidados a experienciar a pisa das uvas nos lagares, com um custo extra de 20 euros por pessoa.

Para realizar a sua reserva contacte: 918 133 592 ou hello@juliakemperwines.com.

Quinta de Lemos

Na Quinta de Lemos a oferta inclui vista, prova de vinhos acompanhada com petiscos e experiência de vindima (apanha da uva e pisa de uva no lagar). O valor é de 100 euros por pessoa, os visitantes entre os 13 e os 18 anos têm 50% de desconto e a experiência é gratuita para crianças até aos 12 anos.

O programa é válido durante o mês de setembro (de segunda a sexta-feira) e os interessados deverão reservar com 48 horas de antecedência para info@quintadelemos.com.

Quinta Madre de Água

Em Vinhó, na Quinta Madre de Água a experiência prolonga-se por todo o dia. Pelo valor de 60 euros por pessoa, os visitantes recebem à chegada, pelas 10h00, o kit de vindimas. Na adega participam no processo de vinificação: a seleção da uva na mesa de escolha e/ou a pisa a pé nos lagares. Para as 12h30 está marcado o almoço temático, seguindo-se uma visita à propriedade, que oferece uma vista para a Serra da Estrela. O dia termina com uma degustação de vinhos e queijos. A vindima de vinhos branco realiza-se de 18 a 27 de setembro e a de vinhos tintos de 28 de setembro a 14 de outubro. Para quem preferir prolongar a estadia, a quinta dispõe ainda de um programa de 3 dias e duas noites, a partir de 440 euros para duas pessoas.

As reservas podem ser realizadas para o 238490500 ou marketing@quintamadredeagua.pt.

foto
Na Quinta Madre de Água a experiência prolonga-se por todo o dia.
Cnema – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A.Iaas-UtadChaparro Agrícola e Industrial, S.L.Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.Atlas – Mediadora de Seguros Lda.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial