Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Vindimas: pelos caminhos da Rota dos Vinhos do Dão

24/08/2022
Caminhos Cruzados, Soito Wines, Quinta da Taboadella, Julia Kemper, Quinta de Lemos e Quinta Madre de Água oferecem experiências para viver a tradição única do mundo do vinho: as vindimas.
Na Caminhos Cruzados a apanha da uva está marcada para as 11h00 e os visitantes recebem uma t-shirt, chapéu...
Na Caminhos Cruzados a apanha da uva está marcada para as 11h00 e os visitantes recebem uma t-shirt, chapéu, tesoura e balde para que todos possam desempenhar a tarefa.

Estamos em época de vindimas. Na região do Dão, a tradição ainda é o que era e várias quintas da Rota dos Vinhos do Dão convidam portugueses e turistas a viver momentos únicos. Damos a conhecer algumas quintas e sugestões num momento em que, de Norte a Sul do País, começa o tempo das vindimas.

Caminhos Cruzados

Na Caminhos Cruzados a apanha da uva está marcada para as 11h00 e os visitantes recebem uma t-shirt, chapéu, tesoura e balde para que todos possam desempenhar a tarefa. Uma hora depois realizar-se-á uma visita à área de receção, prensagem, vinificação e sala de estágios, para que todos possam aprender sobre todo o processo de produção de vinho.

No final, há prova. Esta experiência tem o valor de 35 euros por pessoa. Porém, a Caminhos Cruzados têm ainda outra opção que inclui pequeno-almoço, apanha da uva, visita à área de receção, prensagem, vinificação e sala de estágios e a prova de três vinhos. O valor é de 45 euros por pessoa. Quem preferir pode ainda optar pelo programa que inclui pequeno-almoço beirão, vindima, visita e almoço harmonizado pelo valor de 75 euros por pessoa. Os programas estão disponíveis durante o mês de setembro, podendo ser prolongados para outubro.

As reservas deverão ser realizadas de forma antecipada através dos seguintes contactos: 232940195 ou enoturismo@caminhoscruzados.net.

Quinta do Soito

Na Quinta do Soito, onde se produzem os vinhos Soito Wines, a experiência começa às 9h30 com a entrega do Kit de vindimas, seguindo-se a colheita da uva na vinha.

A etapa seguinte está reservada para uma visita à adega onde os visitantes poderão acompanhar o processo de vinificação, começando pela seleção das melhores uvas ao lado de um técnico que dará a conhecer todos os passos até à fermentação. Depois do trabalho, será tempo de descansar, apreciar a natureza e degustar alguns vinhos da quinta, harmonizados com produtos da região. O valor da experiência é desde 60 euros por pessoa (mínimo de duas pessoas), as crianças entre os 7 e os 11 anos pagam 30 euros.

Quem quiser ir mais longe pode ainda inscrever-se na Competição 'Pisa a Pé', ideal para se divertir entre família ou com amigos, pelo custo adicional de 10 euros, mediante disponibilidade.

Para mais informações e reservas poderá contactar: 919185700 ou geral@soitowines.net.

Quinta da Taboadella

Na Quinta da Taboadella, um dos projetos mais recentes da região do Dão, experienciar a vindima é sentir e conhecer a vida no campo, participar no corte das uvas, assistir à vinificação na adega, ao mesmo tempo que a equipa explica todo o processo produtivo durante a sua visita. Depois há tempo para uma prova de vinhos Villae e logo a seguir é altura de relaxar e usufruir de uma merenda junto a um recanto privado, em contacto com a natureza ou na varanda da adega.

A experiência está disponível de terça a sábado e o valor é de 50 euros por pessoa. A reserva é obrigatória para os contactos 967116877 ou taboadella@amorimfamilystates.com.

Quinta da Taboadella, um dos projetos mais recentes da região do Dão
Quinta da Taboadella, um dos projetos mais recentes da região do Dão.

Quinta do Cruzeiro

Na Quinta do Cruzeiro, onde se produzem os vinhos Julia Kemper, a experiência das vindimas vive-se entre as montanhas do Dão. O programa “Há Prova na Vinha” inclui prova de dois vinhos, com degustação de pão regional e azeite da produção Julia Kemper, na vinha onde a vindima está a ser realizada. O valor é de 35 euros por pessoa (mínimo 2 pessoas). Se a vindima em curso for a das uvas tintas, os visitantes são convidados a experienciar a pisa das uvas nos lagares, com um custo extra de 20 euros por pessoa.

Para realizar a sua reserva contacte: 918 133 592 ou hello@juliakemperwines.com.

Quinta de Lemos

Na Quinta de Lemos a oferta inclui vista, prova de vinhos acompanhada com petiscos e experiência de vindima (apanha da uva e pisa de uva no lagar). O valor é de 100 euros por pessoa, os visitantes entre os 13 e os 18 anos têm 50% de desconto e a experiência é gratuita para crianças até aos 12 anos.

O programa é válido durante o mês de setembro (de segunda a sexta-feira) e os interessados deverão reservar com 48 horas de antecedência para info@quintadelemos.com.

Quinta Madre de Água

Em Vinhó, na Quinta Madre de Água a experiência prolonga-se por todo o dia. Pelo valor de 60 euros por pessoa, os visitantes recebem à chegada, pelas 10h00, o kit de vindimas. Na adega participam no processo de vinificação: a seleção da uva na mesa de escolha e/ou a pisa a pé nos lagares. Para as 12h30 está marcado o almoço temático, seguindo-se uma visita à propriedade, que oferece uma vista para a Serra da Estrela. O dia termina com uma degustação de vinhos e queijos. A vindima de vinhos branco realiza-se de 18 a 27 de setembro e a de vinhos tintos de 28 de setembro a 14 de outubro. Para quem preferir prolongar a estadia, a quinta dispõe ainda de um programa de 3 dias e duas noites, a partir de 440 euros para duas pessoas.

As reservas podem ser realizadas para o 238490500 ou marketing@quintamadredeagua.pt.

Na Quinta Madre de Água a experiência prolonga-se por todo o dia
Na Quinta Madre de Água a experiência prolonga-se por todo o dia.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial