Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo promove debate

Questões sociais e culturais associadas ao setor olivícola do Alentejo

13/09/2022

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), projeto liderado pela Olivum, em parceria com a Universidade de Évora, arrancou no passado mês de março, tendo já promovido três debates que trouxeram para a mesa temas pertinentes para o setor oleícola, que nos últimos anos tem reforçado e consolidado o seu papel no panorama regional, nacional e internacional.

Imagen
Portugal, após a campanha de 2021, passou a 6º maior produtor de azeite no mundo e 3º maior exportador da União Europeia. O crescimento do setor olivícola, registado nos últimos anos, deve-se essencialmente ao aparecimento de novas áreas de regadio – destacando o exemplo de Alqueva – que possibilitaram a instalação de olivais modernos e eficientes e a consequente instalação de lagares.
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo nasce da necessidade de solidificar este crescimento, tendo como principal objetivo certificar este produto, demonstrando ser produzido de forma sustentável e reforçando o seu valor. A certificação está a ser desenvolvida com o conhecimento técnico e prático da Associação de Olivicultores do Sul (Olivum), entidade promotora, com o capital científico e teórico da Universidade de Évora, entidade parceira, e com o contributo de quem está no terreno, olivicultores e produtores de azeite, assegurando que se trata de uma ferramenta rigorosa tecnicamente, e aplicável a nível prático.

Este conjunto de agentes que vão materializar a certificação foi formalizado enquanto grupo-piloto oficial do projeto no passado mês de maio, onde foi discutida a abrangência da certificação. No mês de junho o grupo-piloto reuniu-se para debater temas mais específicos, como: a gestão do solo e conservação da biodiversidade.

No dia 6 de setembro, o grupo-piloto do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo reencontrou-se, desta vez para discutir outros dos temas específicos que a certificação contemplará: a dimensão social da sustentabilidade e do património cultural. A sessão arrancou com o discurso de abertura de Gonçalo Almeida Simões, Diretor-Executivo da Olivum, seguindo das exposições do Professor Rui Fragoso, da Universidade de Évora, e do Arqueólogo Tiago do Pereiro, da empresa Era – Arqueologia, que tiveram como objetivo despoletar a discussão e a partilha de ideias entre o grupo.

Partindo para o debate, o grupo alertou para a importância de cada produtor fazer um levantamento e uma avaliação do património cultural existente na sua exploração, procedendo a uma correta preservação do mesmo e valorizando-o, partilhando-o e dando-o a conhecer à sociedade. O grupo demonstrou, no entanto, preocupações quanto à elevada burocracia e morosidade do processo que este levantamento e avaliação implicam. Foi também expressa a vontade de valorizar o azeite enquanto produto histórico, característico da cultura portuguesa e da dieta mediterrânica, através de museus, centros interpretativos ou roteiros.

Relativamente a questões sociais, olivicultores e produtores de azeite deram o seu testemunho quanto ao que já fazem para promover uma maior proximidade e envolvimento com os seus trabalhadores e com a comunidade, como: a formação e as condições oferecidas aos seus colaboradores, a contratação de mão de obra e fornecedores locais, o recrutamento de jovens estagiários que frequentaram universidades da região, a abertura da sua propriedade para a prática de atividades recreativas, como a caça ou a pesca, o envolvimento com a academia em estudos e ensaios de campo, o apoio monetário a associações e estruturas de apoio social ou a abertura do seu olival ou lagar para visitas de estudo de alunos do ensino pré-escolar, básico ou secundário.

No entanto, o grupo demonstrou preocupações quanto à dificuldade que existe atualmente na aquisição e retenção de trabalhadores apesar das condições oferecidas. Foi ainda sublinhada a importância de uma relação transparente com a comunidade, freguesias, municípios e vizinhos, abrindo sempre que possível as portas dos olivais e lagares para dar a conhecer à população o que ali é feito.

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial