Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Ensaios de campo visam reduzir consumos de água e de fertilização

Timac Agro e Anpromis testam soluções para aumentar a produção de milho

15/09/2022

A Timac Agro, em parceria com a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), está a realizar ensaios de campo multianuais com o objetivo de reduzir o consumo de água e a utilização de fertilizantes, garantindo um aumento de produção que dê resposta aos sucessivos desafios a que a fileira está sujeita.

Imagen

O projeto InovMilho, que teve início em 2014, conta com a Timac Agro como parceiro para um estudo prático na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, para implementar um plano de fertilização e de bioestimulação numa área de aproximadamente 4,5 hectares, considerando a redução da aplicação autorizada de 300 unidades de azoto por hectare, para apenas 200 unidades, produzindo mais com bastante menos.

Para além da redução da aplicação de azoto, os ensaios incidem na rega por pivot (em cerca de 10 hectares) e da instalação de um sistema de rega gota a gota enterrada a 30 cm, com vista a apurar a eficácia daquela técnica na redução da quantidade de água utilizada.

Com o objetivo de atingir a máxima eficácia dos fertilizantes aplicados com a maior produtividade, a Timac Agro foi a primeira empresa em Portugal a disponibilizar alternativas aos fertilizantes tradicionais, como os bioestimulantes que representam uma alternativa sustentável para a estimulação das culturas, ao mesmo tempo que permitem aos agricultores uma redução de custos face ao impacto da subida de preços dos fertilizantes.

“Num momento em que a agricultura é desafiada a encontrar alternativas para a escassez de água e para o aumento de custos de fertilização, as nossas ações de investigação e ensaios práticos intensificam-se, uma vez que o sector enfrenta um dos mais exigentes períodos dos últimos anos. Ao mesmo tempo, quando assistimos a uma crise mundial de produção de cereais, temos de olhar para a cultura do milho com maior atenção e disponibilizar mais ferramentas para que os produtores continuem a produzir o suficiente para garantir resposta às necessidades alimentares”, destaca Marco Morais, Director-Geral da Timac Agro.

REVISTAS

Exployo VitVI Forum

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/06/2024

  • Newsletter Agriterra

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial