Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Inscrições para assistir online aqui

AEFA e Tierras organizam o primeiro Congresso sobre Gestão Sustentável do Solo

Redação Interempresas/Tierras/Agriterra22/09/2022

A Associação Espanhola de Fabricantes de Agronutrientes (AEFA) e a revista Tierras Agricultura estão a organizar uma conferência técnica no dia 28 de setembro para salientar a importância da gestão do solo na atividade agrícola. De um ponto de vista prático, os peritos que irão participar neste encontro irão enfatizar a necessidade de preservar este recurso, dando ao mesmo tempo especial destaque aos bioestimulantes como meio de produção sustentável para a saúde do solo.

Imagen

A 28 de setembro, as instalações do Centro de Formação Agrícola 'Fundação Viñalta' de Palença acolherão a primeira edição do Congresso sobre Gestão Sustentável do Solo. Uma iniciativa promovida pela AEFA e pela revista Tierras Agricultura, uma publicação líder no setor agrícola espanhol, editada pela Interempresas Media.

O 1°Congresso sobre Gestão Sustentável do Solo é organizado com o apoio de algumas das principais empresas do setor da nutrição vegetal em Espanha...
O 1°Congresso sobre Gestão Sustentável do Solo é organizado com o apoio de algumas das principais empresas do setor da nutrição vegetal em Espanha.
O solo está a tornar-se cada vez mais importante como um recurso para a produção de matérias-primas e alimentos. Além disso, a sua degradação nas últimas décadas devido à intensificação dos processos agrícolas e ao efeito das alterações climáticas, torna necessário rever as estratégias para o seu correto manuseamento e gestão tendo em vista os critérios de sustentabilidade e eficiência que são atualmente exigidos.
O evento conta com o apoio das principais empresas do setor da nutrição vegetal que operam em Espanha. Por esta razão, a conferência foi organizada em torno das principais questões que afetam o solo como meio de produção: a importância dos microrganismos que nele vivem e a sua interação com as culturas; a necessidade de preservar a sua fertilidade e saúde; e os bioestimulantes como recurso e alternativa para levar a cabo uma nutrição vegetal completa e sustentável.

Primeiro bloco: gestão sustentável do solo e áreas vulneráveis

O congresso acolherá um discurso inaugural de José David Flores, investigador e membro associado da Universidade da Beira Interior (Portugal), que irá detalhar os principais aspetos a ter em conta para uma correta gestão do solo na agricultura. Este jovem investigador recebeu em 2020 o prémio Fertiberia para a melhor tese de doutoramento pelo seu trabalho 'Caraterização molecular e funcional de biofertilizantes bacterianos, e análise do seu potencial para melhorar a produção de milho, ervilha, alface, morango e cenoura'.

Esta apresentação será seguida por José Guirao, Chefe da Secção do Serviço de Prevenção Ambiental e Alterações Climáticas do Departamento de Ambiente do Governo Regional de Castela e Leão. O perito assinalará os pontos críticos deste regulamento, revisto em 2020 e que entrou em vigor este ano, condicionando a contribuição dos fertilizantes azotados nas zonas designadas como vulneráveis nesta comunidade autónoma, que representam atualmente 20% da Área Agrícola Útil da região.

Momento chave para bioestimulantes

No final do primeiro bloco, irá intervir Camino García, CEO da AEFA Agronutrients. A sua palestra, que abordará a entrada em vigor do novo Regulamento Europeu dos Fertilizantes, servirá de contexto para as seguintes apresentações, que se centrarão no potencial dos bioestimulantes no novo modelo agrícola baseado na sustentabilidade e na otimização dos insumos utilizados.

Durante o 1°Congresso sobre Gestão Sustentável do Solo haverá tempo para o trabalho em rede entre os participantes e para a troca de impressões com os peritos no colóquio final, que será moderado pelo chefe da AEFA. Além disso, a conferência será transmitida em direto através de streaming, o que dará a possibilidade de a seguir de qualquer parte do mundo.

O discurso de encerramento será proferido por Alberto Acedo, diretor científico e co-fundador da Biome Makers. Na sua apresentação, Acedo falará sobre o ambicioso projeto internacional Fields4Ever que visa apoiar agricultores, agrónomos e instituições de investigação a desenvolverem continuamente uma agricultura sustentável, garantindo a qualidade do solo e dos alimentos para as gerações futuras.

foto

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial