A Kubota introduz a série M5002 de tratores estreitos, concebidos especificamente para o trabalho em vinhas, pomares e outras aplicações que requerem a utilização de tratores estreitos e de baixo perfil, bem como para o transporte.
A série Kubota M5002 Narrow compreende cinco modelos (M5-072N, M5-082N, M5-092M, M5-102N e M5-112N) com motores (Fase V) de 74 a 115 CV, desenvolvidos para uma variedade de aplicações.
Estão disponíveis dois desenhos de capô: a versão com cabina, com excelente visibilidade para o eixo dianteiro e a área frontal, particularmente adequada para trabalhos em vinhas e pomares; e a versão com arco central rebatível, com desenho de baixo perfil, para trabalhos em estufas e culturas permanentes.
Estão disponíveis duas transmissões: 18 para a frente + 18 para trás ou 36/36 onde ao toque de um botão, cada engrenagem pode ser dobrada para 36 para a frente e 36 para trás. Ambas as opções incluem o inversor eletrohidráulico e o sistema de mudanças de velocidade Bi-Speed. O ângulo de direção de até 35°, acoplado à Bi-Speed, permite que as rodas do eixo dianteiro girem mais rapidamente, exercendo uma força de tração no solo.
Sistema hidráulico com bomba de 69 L/min, ligação de três pontos de categoria II para elevação até 2.300 kg. Inclui dois distribuidores hidráulicos com controlo de fluxo independente como padrão. Opcionalmente, pode ser aumentada para sete distribuidores (14 saídas hidráulicas) entre a traseira e a dianteira (quatro mecânicas e três eletrónicas adicionais), permitindo a realização de várias tarefas ao mesmo tempo com implementos dianteiros, intermédios e traseiros a trabalhar ao mesmo tempo.
A manobrabilidade, juntamente com a sua grande estabilidade e segurança, graças ao seu eixo dianteiro com suspensão hidráulica de dois cilindros, tornam o M5002 Narrow uma opção interessante quando se trabalha em linhas de cultivo, tais como pomares e vinhas. Além disso, e entre as novas caraterísticas desta nova gama, a suspensão do eixo dianteiro permite a adaptação de diferentes modos e configurações às preferências e necessidades do agricultor facilmente através de dois botões específicos.
Um destes botões gere a suspensão do eixo dianteiro e permite a escolha dos modos de funcionamento (Off/On/Auto). A seleção do melhor ajuste para cada situação torna a manipulação no campo e na estrada mais eficiente, confortável e reduz o stress mecânico nos componentes do trator. O segundo botão adapta o comportamento de amortecimento da suspensão do eixo dianteiro em função da alfaia, das condições do solo e do tipo de trabalho com as posições.
A Kubota concebeu uma cabine espaçosa, de piso plano com excelente visibilidade geral. Segundo o fabricante, a sua ergonomia assegura que o operador tem todos os controlos ao seu alcance. Pode ser equipado com equipamento de filtragem Cat IV, em conformidade com a norma específica UNI EN 15695-1:2018. Desta forma, o potente sistema de ventilação da cabina, com o seu filtro de carvão ativado certificado, proporciona uma proteção fiável contra produtos fitossanitários.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa