Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

ANIPLA lança projeto 'Smart Farm Virtual'

19/11/2022

Projeto visa apoiar os agricultores portugueses.

Imagen

No ano em que assinala os seus 30 anos de atividade, a ANIPLA apresentou num encontro que teve lugar no Museu do Oriente, a plataforma, que promete melhorar o trabalho diário dos muitos profissionais que operam no setor agrícola.

A 'Smart Farm Virtual' é uma plataforma de formação de agricultores e partilha de informação, que promete dar um passo em frente no que respeita à sensibilização para as melhores práticas e à garantia no acesso à formação para qualquer profissional agrícola.

A nova plataforma vai funcionar como uma extensão do trabalho que é desenvolvido, diariamente, na Companhia das Lezírias, na Quinta Inteligente da ANIPLA, e nasce com o propósito de apoiar a formação de profissionais agrícolas em Portugal e de ser um local que reúne, num só espaço, documentação, informação, vídeos e materiais de apoio sobre as mais recentes inovações da tecnologia e da ciência ao serviço da agricultura.

Assim, a partir de agora, desde que ligado a um computador ou smartphone, qualquer pessoa, profissional ou público em geral, poderá visitar a Smart Farm, acedendo à mais recente e atualizada informação. Recorrendo a uma técnica designada por Navegação Interativa, com adaptações de realidade aumentada, será possível conhecer com mais pormenor os projetos de promoção e preservação da biodiversidade desenvolvidos na Smart Farm, procedimentos associados à gestão e uso de produtos fitofarmacêuticos, principais cuidados na gestão de embalagens, processos de pulverização, gestão de efluentes e tudo o que está relacionado com práticas agrícolas, inovação, agricultura de precisão, aplicações e gestão de recursos.
Imagen

Para João Cardoso, Diretor Executivo da ANIPLA, a expetativa face ao projeto é muito positiva já que "acreditamos que a informação sobre as mais recentes técnicas e práticas agrícolas tem de chegar a todos sem exceção e se em 5 anos a Smart Farm conseguiu acolher cerca de 1.200 visitantes, formando-os e dotando-os de mais e melhores ferramentas de trabalho, na sua versão digital, pela sua natureza, tem potencial para ter um alcance exponencialmente superior".

"Somos um setor que está em constante evolução, com uma necessidade permanente de atualizar os profissionais e de partilhar com estes materiais relacionados com agricultura sustentável e produção de alimentos, pelo que, esta plataforma vai dar resposta a isso mesmo. Temos reunidos todos os ingredientes para que a Smart Farm Virtual seja um sucesso", conclui o responsável.

Com este lançamento, que conta com o suporte e apoio da Croplife Europe, a ANIPLA “coloca ao serviço do setor uma ferramenta que contribui para o cumprimento dos compromissos da indústria para 2030, designadamente no que respeita à formação e proteção de Pessoas & Ambiente, sensibilizando e disseminando as boas práticas e tecnologias desenvolvidas para uma agricultura (ainda mais) sustentável”.

A médio-longo prazo o objetivo será impactar milhares de agricultores, num trabalho que se manterá em constante atualização e desenvolvimento, em estreita cooperação com todos os seus parceiros.

A Smart Farm Virtual pode ser vista aqui.

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial