Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

CAP analisa em Tomar o futuro do setor agrícola em Portugal

23/11/2022
A CAP reúne o seu órgão plenário, o Conselho de Presidentes, esta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de novembro, no Hotel dos Templários, em Tomar.
Imagen

Esta reunião é a nona na história da Confederação, e reúne os mais de 250 associados e estrutura, assumindo-se o momento como balanço das atividades da organização, mas, sobretudo, de definição dos eixos de atuação para os próximos anos.

Este encontro acontece num momento que a CAP considera da maior gravidade, dado o anúncio formal, por parte do Conselho de Ministros, da extinção das Direções Regionais de Agricultura e da transferência das suas competências para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Já tendo a Confederação assumido publicamente a sua oposição absoluta a tal decisão, que considera abusiva, absurda, antidemocrática e inaceitável, a reunião plenária servirá para identificar as iniciativas de oposição e de protesto a tomar pelos agricultores, que exigem a reversão da medida que, a concretizar-se, ditará o fim do Ministério da Agricultura.

A análise à execução do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) e ao sistemático atraso no pagamento das ajudas aos agricultores também faz parte do programa deste Conselho de Presidentes, tal como as preocupações relativas à adequação e à aplicabilidade do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), aprovado pelo Governo e elaborado sem auscultação ao setor.

Este Conselho de Presidentes marca o 47º aniversário da CAP, fundada em 25 de novembro de 1975, a partir de um movimento espontâneo dos Agricultores Portugueses.

Como organização socioprofissional agrícola, agrupa cerca de 250 organizações de todo o país, as quais se traduzem em Federações, Adegas, Associações Regionais, Associações Especializadas e Cooperativas.

Desde 1977 que tem o estatuto de Parceiro Social no Conselho Económico e Social e integra a Comissão Permanente de Concertação Social. Desde 1986 tem assumido a representação de Portugal junto da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde mantém uma delegação permanente, sendo membro do COPA, organização de cúpula das Organizações Agrícolas da UE.

REVISTAS

Altice Forum BragaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    28/02/2024

  • Newsletter Agriterra

    21/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial