Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

CAP analisa em Tomar o futuro do setor agrícola em Portugal

23/11/2022
A CAP reúne o seu órgão plenário, o Conselho de Presidentes, esta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de novembro, no Hotel dos Templários, em Tomar.
Imagen

Esta reunião é a nona na história da Confederação, e reúne os mais de 250 associados e estrutura, assumindo-se o momento como balanço das atividades da organização, mas, sobretudo, de definição dos eixos de atuação para os próximos anos.

Este encontro acontece num momento que a CAP considera da maior gravidade, dado o anúncio formal, por parte do Conselho de Ministros, da extinção das Direções Regionais de Agricultura e da transferência das suas competências para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Já tendo a Confederação assumido publicamente a sua oposição absoluta a tal decisão, que considera abusiva, absurda, antidemocrática e inaceitável, a reunião plenária servirá para identificar as iniciativas de oposição e de protesto a tomar pelos agricultores, que exigem a reversão da medida que, a concretizar-se, ditará o fim do Ministério da Agricultura.

A análise à execução do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) e ao sistemático atraso no pagamento das ajudas aos agricultores também faz parte do programa deste Conselho de Presidentes, tal como as preocupações relativas à adequação e à aplicabilidade do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), aprovado pelo Governo e elaborado sem auscultação ao setor.

Este Conselho de Presidentes marca o 47º aniversário da CAP, fundada em 25 de novembro de 1975, a partir de um movimento espontâneo dos Agricultores Portugueses.

Como organização socioprofissional agrícola, agrupa cerca de 250 organizações de todo o país, as quais se traduzem em Federações, Adegas, Associações Regionais, Associações Especializadas e Cooperativas.

Desde 1977 que tem o estatuto de Parceiro Social no Conselho Económico e Social e integra a Comissão Permanente de Concertação Social. Desde 1986 tem assumido a representação de Portugal junto da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde mantém uma delegação permanente, sendo membro do COPA, organização de cúpula das Organizações Agrícolas da UE.

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial