Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Cultura da batata no Noroeste da Europa cai 6% e prevê-se menos superfície em 2023

24/11/2022

A produção de batata em França, Alemanha, Holanda e Bélgica irá diminuir 6% este ano em comparação com 2021, situando-se em 22,1 milhões de toneladas, segundo a Associação de Produtores de Batata do Noroeste Europeu (NEPG), que reúne profissionais destes quatro países.

Também alertam para uma provável diminuição da superfície em 2023 devido aos elevados custos de produção e à previsível substituição por culturas com melhores preços, tais como os cereais.

Os custos elevados e os bons preços dos cereais sugerem um declínio na área da batata em 2023 nos países do NEPG
Os custos elevados e os bons preços dos cereais sugerem um declínio na área da batata em 2023 nos países do NEPG.

Após a sua última reunião a 9 de novembro, o NEPG estimou que a produção em França, Alemanha, Países Baixos e Bélgica irá diminuir de 22,5 milhões de toneladas em 2021 para 21,1 milhões de toneladas em 2022, um decréscimo de 6%. Estes números representam também um declínio de 6% em comparação com a produção média dos últimos cinco anos, que foi de 22,6 milhões de toneladas.

Por país, a produção na Alemanha, França e Bélgica está em baixa, com exceção dos Países Baixos, que registam um forte crescimento de 13% em 2022 em comparação com 2021, totalizando 3,8 milhões de toneladas. A produção da Alemanha está estimada em 7,9 milhões de toneladas, 4% menos do que em 2021, a da França em 5,9 milhões de toneladas (-9,5%) e a da Bélgica (-18,7%).

A queda na produção nos principais países produtores do Nordeste ocorre apesar de os hectares terem crescido 3,2%, totalizando 510.749, uma área que também representa um aumento de 1,7% em comparação com a média dos últimos cinco anos.

Quanto aos rendimentos, em 2022 serão de 42,1 toneladas por hectare, menos 7,8% do que no ano anterior e 9,7% abaixo da média dos últimos cinco anos.

Em relação às previsões para 2023, a NEPG adverte para uma previsível queda na superfície, devido aos elevados custos de produção, tanto atuais como previstos. De acordo com a associação, entre outubro de 2021 e outubro de 2022, o preço da eletricidade subiu em média 280% na área do NEPG e o gasóleo aumentou 55%. Além disso, rendimentos mais baixos por hectare e bons preços dos cereais estão a levar os produtores a substituir as culturas de batata por cereais, especialmente cevada e trigo, de acordo com o último comunicado do NEPG, consultado pela FEPEX.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial