Campanha 'Vinhos que vão bem com o ambiente' decorreu entre 5 de junho e 31 de outubro, em supermercados e conseguiu recolher 38.222 rolhas de cortiça.
Reunir rolhas de cortiça usadas. Esse foi o objetivo da campanha 'Vinhos que vão bem com o ambiente', promovida pela pela José Maria da Fonseca Distribuição e pelos seus parceiros – os produtores José Maria da Fonseca, Ravasqueira, Lima & Smith e Quinta da Lagoalva.
Entre 5 de junho e 31 de outubro, vários supermercados disponibilizaram mini-rolhões para que os clientes pudessem levar para casa e reunir rolhas de cortiça usadas. O objetivo? Plantar uma árvore por cada 10 rolhas de cortiça recolhidas.
No final, os cinco meses de campanha conseguiram recolher 38.222 rolhas de cortiça.
Como explicou a José Maria da Fonseca, a campanha, associada ao Green Cork, projeco coordenado pela Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem em parceria com a Amorim, pretendia contribuir para a reciclagem das rolhas de cortiça e para a recuperação da floresta autóctone portuguesa, participando também na construção de uma comunidade activa, responsável e em sintonia com o meio ambiente.
António Maria Soares Franco, administrador da José Maria da Fonseca com o pelouro Comercial e de Marketing, afirmou que “o balanço desta campanha, que se insere nas nossas políticas e práticas sustentáveis, é muito positivo. Somos uma empresa familiar que se preocupa, há várias décadas, com o meio ambiente e estamos muito satisfeitos por podermos contribuir, também desta forma, para a redução da nossa pegada ambiental”.
Desta campanha resultará a plantação de 3822 árvores das espécies amieiros, azinheiras, bordos, carvalhos, freixos, lódãos, loureiros, medronheiros, pilriteiros, salgueiros, etc., numa área a definir brevemente, mas situada no Parque Natural da Serra de Sintra-Cascais.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa