Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Vindima Sogevinus 2021/2022: vinhos com personalidade vincada

20/12/2022
O ano vitícola revelou-se quente e seco, do inverno ao verão. Os últimos meses do ano passado deram sinais que permitiram, logo à partida, antever uma vindima desafiante e exigente, dentro e fora da adega.
No mercado desde a década de 1990, a Sogevinus baseia a sua atividade na produção e comercialização de vinhos do Porto e vinhos Douro DOC...
No mercado desde a década de 1990, a Sogevinus baseia a sua atividade na produção e comercialização de vinhos do Porto e vinhos Douro DOC.
A Natureza testou as capacidades nas colheitas do anos de 2022, que ficaram marcadas por uma precipitação escassa ao longo da maior parte do ciclo vegetativo, o que resultou numa vindima com uma janela de maturação mais curta do que o habitual, que com uma atenção ao detalhe em cada parcela permitiu obter vinhos de boa qualidade e com potencial de guarda.

Os Vinhos do Porto prevêem-se com personalidade vincada. Entre as castas que mais se destacaram este ano pelo seu desempenho, encontram-se, nos Porto tintos, a Tinto Cão, Sousão e Touriga Nacional. No que aos Porto brancos diz respeito, a casta Viosinho regressa este ano com uma excelente performance, à qual se juntam também as castas Malvasia Fina e a Gouveio.

Vibrantes e sensoriais assim serão os DOC Douro provenientes das vindimas 2021-2022. Um debruçar sobre as castas que darão corpo aos vinhos tintos DOC Douro revela uma Touriga Nacional fresca e aromática, uma Tinta Roriz muito mineral, com boa acidez e presença de fruta fresca, uma Sousão com boa cor, e uma Touriga Franca com notas frutadas e florais que fazem lembrar amoras e flores de rosas.

Numa primeira impressão pós-colheita, os resultados das vindimas deste ano da Sogevinus, mostram-se positivos, que tem em mãos vinhos estruturados...
Numa primeira impressão pós-colheita, os resultados das vindimas deste ano da Sogevinus, mostram-se positivos, que tem em mãos vinhos estruturados, perfumados e frescos.

As vinhas velhas produziram vinhos com uma identidade muito própria, fiel às diferentes vinhas e quintas que lhes dão origem. São vinhos equilibrados com cores fortes e uma acidez bem presente.

Frescos, frutados e com uma boa boca, são os atributos dos brancos DOC Douro, evidenciando uma forte sensação mineral aos vinhos provenientes das cotas mais altas. A casta Folgazão revela-se com uma boa estrutura, trazendo uma rica complexidade aromática e muita frescura.

Na Viosinho, o equilíbrio perfeito entre açúcar e acidez proporciona vinhos muito florais. Também com boa estrutura, a casta Gouveio entrega fruta fresca. Já a Malvasia Fina manifesta algumas notas de fruta tropical. Por sua vez, a casta Fernão Pires apresenta-se com compostos aromáticos fortes. A última casta branca a ser vindimada foi a Arinto, das vinhas mais altas, que resultou em vinhos com uma acidez bem presente, de cor citrina e com uma forte mineralidade.

Sogevinus: des 1900 a produzir vinhos em Portugal

No mercado desde a década de 1990, a Sogevinus baseia a sua atividade na produção e comercialização de vinhos do Porto e vinhos Douro DOC de elevada qualidade sendo líder da categoria de vinho do Porto em Portugal.

Está presente em 60 países e produz uma média anual superior a 8,8 milhões de garrafas (7,8 milhões de Porto e 1 milhão DOC Douro).

Detém ainda um total de cerca de 250 hectares de vinhas na Região Demarcada do Douro distribuídos por quatro Quintas: Quinta do Bairro (Baixo-Corgo); Quinta de São Luiz e Quinta da Boavista (Cima-Corgo) e Quinta do Arnozelo (Douro Superior).

“Uma vindima planeada ao detalhe onde se antecipam Vinhos do Porto de enorme qualidade e com grande poder de envelhecimento, vinhos tranquilos DOC equilibrados, com boa estrutura, aromáticos e alguma acidez, são o resultado de um trabalho conjunto, que apesar da maturação precoce e simultânea em todas as castas e sub-regiões dos vinhos da Sogevinus, consegue assegurar que a colheita deste ano repercute ao máximo o potencial do fruto e do ano”, afirma Carlos Alves, Diretor de Enologia da Sogevinus.

Numa primeira impressão pós-colheita, os resultados das vindimas deste ano da Sogevinus, mostram-se positivos, que tem em mãos vinhos estruturados, perfumados e frescos, com bons precursores de envelhecimento, que perspetivam um futuro promissor.

O Relatório de Vindimas 2022 da Sogevinus, pode ser consultado na íntegra aqui.

As vinhas velhas produziram vinhos com uma identidade muito própria, fiel às diferentes vinhas e quintas que lhes dão origem...
As vinhas velhas produziram vinhos com uma identidade muito própria, fiel às diferentes vinhas e quintas que lhes dão origem. São vinhos equilibrados com cores fortes e uma acidez bem presente.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial