Os Vinhos do Porto prevêem-se com personalidade vincada. Entre as castas que mais se destacaram este ano pelo seu desempenho, encontram-se, nos Porto tintos, a Tinto Cão, Sousão e Touriga Nacional. No que aos Porto brancos diz respeito, a casta Viosinho regressa este ano com uma excelente performance, à qual se juntam também as castas Malvasia Fina e a Gouveio.
Vibrantes e sensoriais assim serão os DOC Douro provenientes das vindimas 2021-2022. Um debruçar sobre as castas que darão corpo aos vinhos tintos DOC Douro revela uma Touriga Nacional fresca e aromática, uma Tinta Roriz muito mineral, com boa acidez e presença de fruta fresca, uma Sousão com boa cor, e uma Touriga Franca com notas frutadas e florais que fazem lembrar amoras e flores de rosas.
As vinhas velhas produziram vinhos com uma identidade muito própria, fiel às diferentes vinhas e quintas que lhes dão origem. São vinhos equilibrados com cores fortes e uma acidez bem presente.
Frescos, frutados e com uma boa boca, são os atributos dos brancos DOC Douro, evidenciando uma forte sensação mineral aos vinhos provenientes das cotas mais altas. A casta Folgazão revela-se com uma boa estrutura, trazendo uma rica complexidade aromática e muita frescura.
Na Viosinho, o equilíbrio perfeito entre açúcar e acidez proporciona vinhos muito florais. Também com boa estrutura, a casta Gouveio entrega fruta fresca. Já a Malvasia Fina manifesta algumas notas de fruta tropical. Por sua vez, a casta Fernão Pires apresenta-se com compostos aromáticos fortes. A última casta branca a ser vindimada foi a Arinto, das vinhas mais altas, que resultou em vinhos com uma acidez bem presente, de cor citrina e com uma forte mineralidade.
Sogevinus: des 1900 a produzir vinhos em Portugal
No mercado desde a década de 1990, a Sogevinus baseia a sua atividade na produção e comercialização de vinhos do Porto e vinhos Douro DOC de elevada qualidade sendo líder da categoria de vinho do Porto em Portugal.
Está presente em 60 países e produz uma média anual superior a 8,8 milhões de garrafas (7,8 milhões de Porto e 1 milhão DOC Douro).
Detém ainda um total de cerca de 250 hectares de vinhas na Região Demarcada do Douro distribuídos por quatro Quintas: Quinta do Bairro (Baixo-Corgo); Quinta de São Luiz e Quinta da Boavista (Cima-Corgo) e Quinta do Arnozelo (Douro Superior).
“Uma vindima planeada ao detalhe onde se antecipam Vinhos do Porto de enorme qualidade e com grande poder de envelhecimento, vinhos tranquilos DOC equilibrados, com boa estrutura, aromáticos e alguma acidez, são o resultado de um trabalho conjunto, que apesar da maturação precoce e simultânea em todas as castas e sub-regiões dos vinhos da Sogevinus, consegue assegurar que a colheita deste ano repercute ao máximo o potencial do fruto e do ano”, afirma Carlos Alves, Diretor de Enologia da Sogevinus.
Numa primeira impressão pós-colheita, os resultados das vindimas deste ano da Sogevinus, mostram-se positivos, que tem em mãos vinhos estruturados, perfumados e frescos, com bons precursores de envelhecimento, que perspetivam um futuro promissor.
O Relatório de Vindimas 2022 da Sogevinus, pode ser consultado na íntegra aqui.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa