Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Primeiro encontro a 18 de janeiro em Sevilha

Apresentação do I Congresso AgriServiços que analisará as mudanças fundamentais no modelo de produção agrícola

Alejandro de Vega/F. de Paz06/01/2023

O trabalho das empresas de serviços é um apoio importante para impulsionar a mudança tecnológica e a digitalização na agricultura espanhola. A iniciativa AgriServiços, promovida pelas revistas agrícolas do Grupo Interempresas, analisará a evolução deste fenómeno em 5 eventos temáticos ao longo de 2023, que culminará no 1°Congresso AgriServiços no final de novembro em Talavera de la Reina. A primeira apresentação terá lugar no dia 18 de janeiro no NH Collection Hotel em Sevilha.

Sevilha é a cidade escolhida para acolher a Conferência de Apresentação da iniciativa AgriServiços 2023, um programa de trabalho promovido pela Interempresas Media através das suas revistas especializadas Tierras Agricultura e Interempresas Maquinaria Agrícola, com a colaboração especial do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA) e com o apoio dos principais grupos de empresas de serviços de toda a Espanha, que visa analisar a implementação deste tipo de empresas, avaliar a sua evolução e refletir sobre o importante papel que têm vindo a desempenhar desde há algum tempo na renovação agrícola.

O fenómeno, que deu os seus primeiros passos em Espanha há mais de seis décadas, está agora em plena eclosão, com um desenvolvimento muito desigual e heterogéneo em cada um dos subsetores de produção ou zonas agrícolas. Mas está a ganhar ritmo em todo o lado, à medida que a digitalização e complexidade técnica do trabalho agrícola aumenta, e parece claro que irá experimentar um impulso significativo nas próximas épocas, como resultado do aumento do custo das matérias-primas ou fornecimentos, do aparecimento de novos equipamentos e soluções tecnológicas, e do aumento dos requisitos legais e comerciais, que procuram implementar modelos de produção mais eficientes e sustentáveis. Em particular, a nova PAC que começou a ser implementada no início de 2023 parece suscetível de lhes dar um impulso significativo.
Os efeitos da criação destas empresas de serviços a médio prazo serão profundos e gerais a todos os níveis e em todas as áreas, porque ajudarão a superar problemas decorrentes do despovoamento, da mudança geracional, ou da reconversão de profissionais ativos, promovendo a chegada de técnicos especializados e inovadores, e significarão também uma nova abordagem do mercado em todos os aspetos: quem compra, quem organiza e executa o trabalho, e mesmo quem vende. Em muitos casos, são, por exemplo, o canal que coordena a contratação com as indústrias alimentares, que as promovem cada vez mais como instrumentos de organização e controlo da produção no terreno.
Cartaz oficial da Apresentação do AgroServiços 2023
Cartaz oficial da Apresentação do AgroServiços 2023.

É preciso falar mais sobre as empresas de serviços

Parece claro, portanto, que é necessário falar mais sobre empresas de serviços, e isto motiva e dá sentido à agenda de trabalho proposta pelo AgriServiços para 2023, com cinco eventos ao longo do ano, começando em Sevilha a 18 de janeiro e culminando em Talavera de la Reina a 29 e 30 de novembro. Especificamente, o calendário de eventos é o seguinte:

  • Janeiro (18): Apresentação em Sevilha.
  • Março (online): As empresas de serviços são uma garantia para colocar ao serviço do agricultor maquinaria de ponta.
  • Junho (online): A digitalização do espaço rural é um objetivo que depende em grande medida das empresas de serviços.
  • Outubro (online): A expansão e modernização de culturas de alto valor requer empresas de serviços.
  • Novembro (29 e 30): 1°Congresso AgriServiços em Talavera de la Reina.
Hotel NH Collection em Sevilha, local para a conferência AgriServiços agendada para 18 de janeiro
Hotel NH Collection em Sevilha, local para a conferência AgriServiços agendada para 18 de janeiro.

Primeira jornada em Sevilha

O programa da conferência de Sevilha, que se realiza no hotel NH Collection, propõe uma abordagem geral da situação atual das empresas de serviços agrícolas em Espanha, a fim de obter uma melhor compreensão da sua situação e das perspetivas para os próximos anos.

Com estas premissas, será feita uma apresentação inicial por um técnico do Ministério da Agricultura sob o título 'A importância das empresas de serviços no desenvolvimento e modernização da agricultura espanhola nos próximos anos. O papel do MAPA'.

A isto seguir-se-ão três mesas redondas. A primeira intitulada 'Situação atual das empresas de serviços na agricultura espanhola: Desafios e oportunidades'. Estarão presentes Alicia Langreo, autora de um estudo de referência sobre o fenómeno das empresas de serviços em Espanha, representantes de algumas associações como a AMACO-ANESA e AESAGRI, e um representante do MAPA.

A segunda mesa redonda, intitulada 'A digitalização como alternativa para impulsionar a oferta e melhorar a gestão das empresas de serviços na agricultura espanhola', visa explorar as novas ferramentas digitais que já estão à disposição dos profissionais do campo e que têm nas empresas de serviços agrícolas um canal muito apropriado para acelerar a sua aplicação eficaz nas explorações agrícolas. Técnicos das empresas John Deere (Agritrasa) e xFarm participarão no evento, bem como a opinião dos responsáveis de várias empresas de serviços especializadas em digitalização, como a Agrimarca, uma empresa que colabora no evento.

A terceira das mesas redondas intitula-se 'A importância das empresas de serviços na modernização e eficiência da frota de maquinaria agrícola em Espanha", e contará com a presença de representantes do Governo Regional Andaluz, da Associação Nacional de Maquinaria Agrícola, Florestal e de Espaços Verdes (Ansemat), das empresas de maquinaria Hifi Filter, Seppi e AG Group, e Total Energies, juntamente com algumas empresas que prestam serviços de maquinaria no campo.

O evento tem também o apoio do Banco Santander como Patrocinador Global e da K+S como entidade colaboradora.

Localização do local onde se realiza o Dia de Apresentação do AgriServiços 2023 em Sevilha
Localização do local onde se realiza o Dia de Apresentação do AgriServiços 2023 em Sevilha.

Três jornadas digitais temáticas e um grande congresso

Três conferências online irão decorrer em março, junho e outubro, com o objetivo de alargar o programa de trabalho e encorajar uma maior participação de representantes de um grupo como este, com agendas de trabalho muito intensas e dificuldades em participar em eventos presenciais nos meses mais ativos das campanhas. As datas serão finalizadas nas próximas semanas e serão publicadas no website www.agriservicios.com.

Haverá três eventos temáticos, cujo objetivo é analisar em maior detalhe alguns dos aspetos em que as empresas de serviços agrícolas têm maior impacto e importância, aprofundando os aspetos que foram delineados nas mesas redondas do dia 18 de janeiro em Sevilha.

A conferência digital de março intitulada 'As empresas de serviços são uma garantia para colocar ao serviço do agricultor a maquinaria mais avançada' visa analisar até que ponto estas empresas de serviços são a única ou a melhor oportunidade para muitos agricultores terem acesso à tecnologia de ponta e renovada, à qual nunca teriam podido ter acesso por si próprios.

O segundo dia digital, em junho, analisará em pormenor a ideia de que 'A digitalização do espaço rural é um objetivo que depende em grande medida das empresas de serviços', uma vez que podem complementar os investimentos que muitos agricultores não serão capazes de fazer e fornecer a qualificação técnica que lhes falta.

E a terceira conferência online terá lugar em outubro sob o título 'A expansão e modernização de culturas de alto valor requer empresas de serviços', com o objetivo de analisar em profundidade o importante desenvolvimento que este tipo de empresas desempenha na expansão e desenvolvimento tecnológico de culturas como a vinha, amendoeiras, pistácios, abacateiros, olivais, etc.

Todo o programa de trabalho culminará em Talavera de la Reina, a 29 e 30 de novembro, com a realização do 1°Congresso AgriServiços, que pretende ser um evento bienal com a participação de mais de 2.000 empresas de serviços de todos os sectores e de todas as regiões espanholas, juntamente com vários convidados de empresas de serviços de toda a União Europeia. O programa combinará várias iniciativas em torno de um congresso, abrindo oportunidades para a exposição de equipamentos e serviços inovadores, para o desenvolvimento de estratégias de networking e para a promoção de reuniões de formação temáticas e especializadas, destinadas a pequenos grupos e com uma orientação muito prática.

Recinto ferial de Talavera de la Reina, que acolherá o 1°Congresso de Empresas de Serviços no final de novembro de 2023
Recinto ferial de Talavera de la Reina, que acolherá o 1°Congresso de Empresas de Serviços no final de novembro de 2023.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial