Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Crédito Agrícola apresenta livro sobre “A Banca Cooperativa e o Desenvolvimento Regional e Local”

01/02/2023
Livro teve por base o estudo de investigação realizado pelos professores Luís Antero Reto, Paulo Bento e Nuno Crespo, do Centro de Estudos de Economia Pública e Social.
Imagen

No passado dia 27 decorreu, no Auditório da Caixa Central de Crédito Agrícola, em Lisboa, o lançamento do livro “A Banca Cooperativa e o Desenvolvimento Regional e Local”. exemplar que teve por base o estudo de investigação realizado pelos professores Luís Antero Reto, Paulo Bento e Nuno Crespo, do Centro de Estudos de Economia Pública e Social.

Segundo o Crédito Agrícola, o estudo avaliou o período 2015 a 2020, nomeadamente o contributo da Banca Cooperativa para o desenvolvimento regional e local, o seu papel no sistema bancário europeu e no desenvolvimento e coesão social em Portugal. A par disso o livro apresenta ainda os principais desafios que a Banca Cooperativa enfrenta, bem como as suas principais diferenças em relação à Banca Tradicional.

Comparando o Grupo Crédito Agrícola com a Banca Cooperativa europeia e com a restante banca portuguesa, o estudo revela que o Grupo Crédito Agrícola, no período em análise (2015-2020), apresenta resultados altamente positivos. Não só compara muito bem com a banca cooperativa europeia e com a banca portuguesa na maioria dos indicadores (rentabilidade, solvabilidade, eficiência e mercado), como esses resultados foram alcançados sem sacrificar a proximidade aos Clientes (agências, ATM, canais digitais) nem, de forma significativa, postos de trabalho, particularmente nas regiões do interior do território nacional. O Crédito Agrícola conseguiu, inclusive, aumentar o número de clientes e associados, o que significa que o capital relacional da Banca Cooperativa não saiu prejudicado durante o período da crise do “subprime”.

Os dados recolhidos indicam que o Grupo Crédito Agrícola contribuiu para o desenvolvimento regional e local, apresentando uma estrutura geográfica distinta da restante banca, com uma maior cobertura do território. Segundo dados de Dezembro de 2021, o Grupo Crédito Agrícola detinha 620 agências distribuídas por todo o país, encontrando-se presente em 258 localidades onde é a única instituição bancária. Para além disso, o Crédito Agrícola estava presente, com ATM, em 695 localidades onde não existe outro terminal de caixa automático ou instituição bancária.

Uma outra conclusão interessante é a de que a Banca Cooperativa ultrapassou a Banca Tradicional em termos de indicadores de rentabilidade, solvabilidade, eficiência e de mercado, entre 2015 e 2020.

Caracterizada por um modelo de negócio conservador, a Banca Cooperativa regista créditos dispersos e de pequeno volume na sua rede local. Esta diferenciação permite uma enorme resiliência em situações de crise económica. Os bancos cooperativos perfilam-se ainda como instrumentos essenciais de redução de desigualdades e de retenção de poupança nas regiões mais desfavorecidas.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial