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Até 2026 pretende atingir um volume de negócios de 2 mil milhões de dólares e uma produção anual de 600 mil Tm

BKT olha para o futuro com ambição

David Pozo / Ángel Pérez (India)20/02/2023

A BKT voltou a fazer outra espetacular exposição mediática para mostrar o seu ambicioso plano de negócios até 2026, que visa atingir um volume de negócios de 2 mil milhões de dólares e uma produção anual de 600 mil toneladas métricas.

Vista aérea do complexo industrial BKT em Bhuj (Índia)
Vista aérea do complexo industrial BKT em Bhuj (Índia)

A BKT realizou uma extensa conferência de imprensa em Mumbai (Índia) onde detalhou o seu plano de negócios para os próximos três anos, com um objetivo inequívoco: duplicar o volume de negócios e atingir 2 mil milhões de dólares. Aumentar a capacidade de produção, reforçar a rede de distribuição e continuar a promover a marca serão as principais linhas de ação, de acordo com o CEO, Arvind Poddar.

“Mas nada disto será possível, como tem sido desde que a empresa foi fundada em 1987, sem a fantástica equipa que temos na BKT. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que fizeram ou fazem parte dela. Obrigado por partilharem o meu sonho e por fazerem da BKT a marca global mais admirada na indústria de pneus off-the-road”, sublinhou o executivo.

Lucia Salmaso, Rajiv Poddar, Arvind Poddar y Dilip Vaidya
Lucia Salmaso, Rajiv Poddar, Arvind Poddar y Dilip Vaidya
Rajiv Poddar, vice-diretor-geral e representante da terceira geração da família ao leme de BKT, considera essencial dar prioridade aos aspetos qualitativos. Explicou que os novos produtos são submetidos a mais de 500 testes antes de serem colocados no mercado, verificando em cada etapa do projeto que cumprem as normas exigidas. “Estamos obcecados com a qualidade”, referiu.
Rajiv Poddar acredita que o produto BKT é reconhecido pela sua fiabilidade e durabilidade, resultando numa maior satisfação do cliente e no acesso a novos mercados. “Temos uma elevada reputação de marca”, afirma.

Para isso contribui o facto de ter em Bhuj “a fábrica de pneus radiais agrícolas com mais capacidade no mundo”, nas suas próprias palavras. Agora, anunciou a construção de uma nova fábrica dentro do complexo Bhuj em resposta à crescente procura global de pneus, porque a BKT não vê “sinais de abrandamento nos próximos cinco anos”.

Bhuj: muito mais que uma fábrica de pneus

As instalações de Bhuj, no coração da província de Gujarat, no noroeste da Índia, concentram toda a produção que a BKT exporta para mais de 150 países. Os atuais 262 hectares são o dobro dos 123 hectares que tivemos a oportunidade de visitar na nossa primeira visita, em 2015.

Desde então, um terreno completamente estéril foi convertido numa das maiores e mais avançadas fábricas de produção de pneus e de negro de fumo do mundo. No final de 2023, a previsão é atingir uma área total de 323 hectares, nos quais serão produzidos 426 Tm/dia. E o negócio da BKT aumentou 49% em comparação com o período anterior à pandemia.
Bhuj é responsável por 80% da produção de BKT
Bhuj é responsável por 80% da produção de BKT
Uma paragem obrigatória na visita é o Innovation Hub, o seu centro de I&D. Nos seus muitos laboratórios são analisadas as propriedades físicas e a pureza dos componentes dos pneus, a sua estrutura química e a sua elasticidade.

O espaço inovador tem também um laboratório de engenharia, utilizado para medir o desgaste dos pneus de acordo com os seus componentes; o 'Compounds lab', utilizado para experimentar componentes e testar as suas propriedades em pequena escala; e o 'Supernova', simuladores que permitem que os pneus sejam testados 'virtualmente' em condições reais de uso.

Banco de resistência onde o pneu é submetido a testes exigentes
Banco de resistência onde o pneu é submetido a testes exigentes

Uma menção especial para o 'Extreme Center', um centro de testes onde cada pneu é testado nas condições mais extremas. Atualmente, a fábrica tem seis plataformas de resistência em que os pneus passam um mínimo de 47 a um máximo de 120 horas, e estão expostos a diferentes velocidades e pressões, dependendo das suas especificações e das normas internacionais que devem cumprir.

Uma das dezenas de prensas que a BKT tem em Bhuj
Uma das dezenas de prensas que a BKT tem em Bhuj

Produção de negro de fumo e aposta na sustentabilidade

A BKT também dispõe de uma fábrica de negro de fumo em Bhuj. Os 200 mil Tm anuais que vão ser produzidos em 2023 vão duplicar com a expansão da atual fábrica para os novos terrenos, para chegar às 500 mil Tm em 2026.
BKT é autossuficiente em negro de fumo para a produção de pneus e vende 70% da sua produção a terceiros
BKT é autossuficiente em negro de fumo para a produção de pneus e vende 70% da sua produção a terceiros
A BKT introduziu também uma nova abordagem à produção de negro de fumo, centrada na sustentabilidade. Além disso, o sistema de transporte foi também concebido para reduzir a utilização, o consumo e a qualidade de energia. O objetivo futuro é reduzir o consumo de energia em até 70%. Isto traduz-se numa poupança de mais de dois milhões de quilos de emissões de CO2 por ano.
O gás utilizado para fazer negro de fumo é agora enviado para uma instalação de co-geração que pode reutilizar 75 mil metros cúbicos de gás por ano. Isto representa uma economia de 215 mil Tm de carvão por ano.

Compromisso social

A BKT conta com 4.800 empregados em Bhuj, dos quais mais de mil vivem numa vila construída dentro do próprio recinto, com todos os serviços. No final de 2024, 1.240 famílias viverão na colónia da fábrica e a capacidade será aumentada para 6 mil pessoas.
Grupo de crianças da escola nas instalações da BKT em Bhuj
Grupo de crianças da escola nas instalações da BKT em Bhuj
Neste sentido, a educação desempenha um papel importante, com uma escola que irá duplicar a sua capacidade para 400 alunos até ao final de 2024. Além disso, em 2024, vai ser construída em frente aos terrenos da fábrica a Escola Internacional BKT, que irá dar formação em inglês, alemão e espanhol.

Mais produtos em vários sectores

Agro e Silvicultura. Nova série de pneus Forestmax extremamente robustos, com três cintas de aço e oito camadas de componentes.

Industrial. Lançamento de uma nova gama de pneus de substituição, com um grande número de referências, para camiões todo-o-terreno. A produção em Bhuj irá começar em breve. Além disso, foi também anunciada uma nova gama, ainda sem nome, de pneus sólidos para veículos de demolição, mineração e logística. Irá também lançar dois novos tamanhos dos seus radiais Earthmax para dumpers e camiões basculantes, o SR 46 S e o tamanho 40.00 do R57. A estes juntar-se-á, em agosto, o maior pneu da sua categoria, o Earthmax SR R3 L5 60/80 R57, que permite cargas de até 180 m3 a 10 km/h. Desenvolvimentos como estes permitiram a uma empresa indiana receber pela primeira vez o prémio Caterpillar Excellence Supplier.

Além disso, a empresa é o fornecedor oficial, com os seus pneus Monorib, da espetacular rede de monocarris que está atualmente em construção na cidade indiana de Mumbai, a sede da BKT.

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