Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Alfaias inovadoras e integradas com tecnologias digitais, espécies e proveniências de pinheiro mais resilientes e produtivas e aplicações mobile para medição da madeira em pé e em pilha são algumas das inovações 

rePLANT apresenta tecnologias para a valorização e defesa da floresta

24/03/2023

Os novos produtos, processos, serviços e tecnologias criados em prol da valorização da floresta portuguesa pelo projeto colaborativo rePLANT foram apresentados ontem, na Mata do Braçal, na Lousã. Com foco na inovação para o setor florestal, a ação de demonstração desvendou o resultado de quase três anos de trabalho de 20 entidades na implantação de estratégias para a gestão integrada da floresta e do fogo.

Imagen

“Dedicámos os últimos três anos ao futuro da floresta e encontrámos soluções que contribuem para o seu desenvolvimento sustentável e para a atividade do setor. Estes são resultado do melhor conhecimento técnico-científico de entidades empresarias e não empresariais que trabalharam em demonstrações altamente tecnológicas, no âmbito das linhas de atuação do projeto” explica Carlos Fonseca, Diretor Científico e Tecnológico do CoLAB ForestWISE, que coordena o projeto com a The Navigator Company. “Esta é a primeira de várias ações que vão decorrer ao longo do ano e que pretendem mostrar os resultados conseguidos pelo projeto mobilizador rePLANT que terá impacto positivo em toda a cadeia, nomeadamente nos prestadores de serviços e nos produtores florestais”, acrescenta.

O rePLANT resultou numa nova alfaia de mobilização parcial do solo, a Alfaia Riper Grade (ARG) que, além de combinar diversas operações em simultâneo, integra tecnologias digitais que a tornam mais versátil e robusta na realização dos trabalhos florestais, reduzindo os seus custos e o impacto ambiental, melhorando as condições de desenvolvimento das plantas. O potencial da incorporação de ferramentas digitais neste tipo de alfaia, nomeadamente sensores LiDAR, que permitem a partilha de informação em tempo real, tais como a performance da máquina e a dosagem automática de adubo, consoante as características do solo foram igualmente apresentados nesta ação.

Foram também apresentados os resultados dos ensaios de diferentes espécies e proveniências de pinheiro utilizados em programas de melhoramento noutros países, como Austrália, Portugal, França e Espanha, mais produtivas e resistentes às alterações climáticas, relevantes para aumentar a rentabilidade dos produtores florestais e, consequentemente, a aposta nesta espécie.

Foram ainda testadas aplicações de smartphone para medição de pilhas de madeira e inventário florestal e tecnologias acessíveis a todos, que permitem, de uma forma fácil, rápida e menos dispendiosa, recolher dados importantes, por exemplo, para a compra de madeira e para a gestão e planeamento adequados da propriedade florestal.

Projeto conta com mais de 70 investigadores e técnicos especializados

Com um investimento de 5,6 milhões de euros, apoiado pelo Compete/Portugal 2020, através dos programas POCI e Lisboa 2020, o rePLANT irá ter um impacto em todo o ecossistema produtivo e empresarial do setor e melhorar a segurança das populações que vivem em espaços florestais, os sistemas de prevenção e combate aos incêndios, reduzir as ameaças à biodiversidade, aumentar a resiliência da floresta e das infraestruturas e a competitividade do setor.

O rePLANT junta 20 entidades: o ForestWISE, a The Navigator Company, a REN, a Sonae Arauco, a Altri Florestal, a Amorim Florestal, a DS Smith, a EDP Distribuição, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, a Universidade de Coimbra, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Whereness, a EDP Labelec, a Trigger Systems, a Frazivel, a Tesselo, a Florecha, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P., a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O projeto colaborativo está estruturado em três grandes áreas de atuação – a primeira, dedicada à Gestão da Floresta e do Fogo (liderada pela Sonae Arauco e pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa); a segunda, sobre Gestão do Risco (sob coordenação da REN – Redes Energéticas Nacionais e da Universidade de Coimbra); e um terceiro pilar, sobre Economia Circular e Cadeias de Valor (sob gestão da The Navigator Company e do ForestWISE).

Sobre o projeto rePLANT

O rePLANT é um projeto mobilizador que junta 20 entidades, entre empresas líderes do setor e entidades não empresariais de I&I, num esforço comum e coordenado para contribuir para uma maior valorização da floresta portuguesa através da implantação de estratégias para gestão integrada da floresta e do fogo. A Floresta portuguesa é fonte de riqueza ambiental, social e económica, mobilizando cerca de 24 mil empresas e sendo responsável por cerca de 100 mil empregos, bem como por 10% das exportações portuguesas. O rePLANT é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial