Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Inscrições gratuitas para a I Conferência Técnica do Abacate

Produção de abacate: como reduzir o consumo de água e prevenir fungos aéreos?

02/05/2023

No próximo dia 16 de maio, a revista Agriterra e a Trops, uma referência mundial na produção de abacate e manga, organizam na Universidade do Algarve a I Conferência Técnica do Abacate. O evento pretende ser um ponto de encontro para mostrar como Portugal - o segundo maior produtor da EU - está posicionado no setor, ao mesmo tempo que analisa os desafios a nível agronómico.

Imagen

O programa da I Conferência Técnica do Abacate 2023 está finalizado. Durante uma tarde, vários especialistas vão estar reunidos para discutir temas chave deste “fruto da moda”, cuja descoberta pelos consumidores teve um enorme impacto na área e quantidade de abacate produzida a nível mundial, sendo mesmo uma das espécies frutícolas cuja área e produção aumentaram mais nos últimos anos.

O evento começa por traçar as perspetivas mercado do abacate na Península Ibérica com uma palestra a cargo de Enrique Colilles, diretor geral da Trops, uma referência mundial na produção de abacate e manga. De seguida, Amílcar Duarte, professor adjunto da Universidade do Algarve, irá analisar as particularidades do cultivo de abacate e a sua viabilidade no Algarve, enquanto Vicente Navarro, Gestor de Cultura de citrinos e subtropicais da ADP Fertilizantes-Grupo Fertiberia, vai analisar as soluções para combater o stress abiótico no abacate.

 

Já a nível de sustentabilidade, Pablo Carnicero, diretor de marketing e comunicação da Regaber, irá analisar como é possível reduzir o consumo de água na produção de abacates, enquanto João Caço, diretor executivo da Hubel Verde, irá centrar atenções na polinização assistida – como obter maiores produções de forma sustentável e Elsa Grande Abascal, engenheira agrónoma e adjunta da direção técnica dos Viveiros Brokaw – Espanha.

Após a pausa para o coffee break segue-se a palestra de Eva María Arrebola, professora de microbiologia da Universidade de Málaga sobre fungos aéreos no abacate – como prevenir e quais as suas consequências, enquanto David Sarmiento, técnico especialista da Trops, irá analisar a importância do controlo nutricional do abacate e Rui Queirós, especialista em aplicações alimentares HPP, irá abordar as vantagens do processamento de alta pressão (HPP) para produtos de abacate com vista a um maior prazo de validade e qualidade superior.

O evento encerra com uma mesa redonda onde vários especialistas vão discutir o futuro da produção de abacate, com moderação a cargo de Amílcar Duarte.

As inscrições na I Conferência Técnica do Abacate são gratuitas, mas obrigatórias. Faça a sua inscrição AQUI

REVISTAS

Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    15/05/2024

  • Newsletter Agriterra

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial